Topo

Após proibição ao foie gras em SP, chef faz festival de pratos com fígado

Prato do Festival do Fígado Magro, no restaurante paulistano Alma Esquina - Divulgação
Prato do Festival do Fígado Magro, no restaurante paulistano Alma Esquina Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 15h55

"Já que não podemos mais comer foie gras (fígado gordo, em francês), vamos comer fígado magro". É a explicação que o chef Ivan Achcar, do Alma Esquina, oferece para o novo menu da casa, o Festival do Fígado Magro.

Servido no almoço e no jantar até o próximo dia 12, o cardápio traz pratos como iscas de fígado de boi ao molho madeira e fígado de galinha à provençal, além do Fígado de Bêbado (com molho verde flambado na cachaça) e o fígado de boi com compota de cebola. Os pratos podem ser pedidos como porções (R$ 30 cada) ou ainda no formato "prato feito" (R$ 25,50).

O consumo e produção de foie gras em São Paulo está proibido desde o final de junho, quando o prefeito Fernando Haddad (PT-SP) sancionou um projeto de lei que prevê multa de até cinco mil reais para quem servir a iguaria na capital. A legislação, contudo, não afeta o consumo ou uso de produtos já adquiridos ou que venham a ser adquiridos fora da cidade.

Para Achcar, a medida é fruto da "ditadura da ignorância": "Espero que nossos fígados aguentem para não nos transformarmos em apáticos hepáticos", explica. "Não faço foie gras porque faço cozinha brasileira, mas impedir bistrôs e restaurantes franceses de exercer sua cozinha é censura".