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Inseto no prato? Veja como enfrentar ciladas "gourmet" sem perder a linha

Em alguns casos, o melhor é chamar o garçom e mostrar o prato - Getty Images
Em alguns casos, o melhor é chamar o garçom e mostrar o prato Imagem: Getty Images

Larissa Januário

Do UOL, em São Paulo

07/08/2015 17h47

Achou uma larva na salada? Foi destratado pelo garçom? Seu bife veio no ponto errado? Encontrou um objeto não identificado no prato?

Bem, ninguém está livre de passar por saias justas como estas ao ir a um restaurante. A dúvida em tempos de redes sociais é como conduzir a situação quando isso acontece. Vale xingar muito no Twitter ou no Facebook? Ou o melhor é levar a queixa ao responsável pela casa? 

Monayna Pinheiro, professora do curso de Etiqueta Social do Senac Penha, dá dicas de como sair com elegância destes apertos.

Incidentes acontecem
Ninguém está preparado para ser contrariado em seu momento de lazer. Quando vamos a um restaurante estamos em busca de qualidade na comida e no atendimento. Mas incidentes acontecem, seja na cozinha de um restaurante caro ou no quilo da esquina. Não leve para o pessoal, nem se ofenda como se fosse o fim dos tempos. Até o mais experiente dos chefs comete erros.

Tem uma larva na minha salada!
Em casos como esse o correto chamar o garçom e mostrar o prato.  A casa, por sua vez, deve oferecer outro ao cliente. Também é praxe não cobrar a conta e oferecer um vale para um retorno no futuro. É, inclusive, direito do cliente não querer mais continuar com a refeição no local.

Barraco não!
Mesmo estando em seus plenos direitos o cliente não deve armar um barraco. O ideal é manter a compostura e com educação fazer a sua queixa. Reclamar é uma coisa bem diferente de desrespeitar o outro.

Xingar muito no Twitter ou Facebook?
Em tempos de celular em punho, é quase irresistível fazer posts inflamados com reclamações, principalmente no momento de raiva. Mas é importante considerar o que vem depois. Acusações públicas na internet podem trazer consequências graves para todos os envolvidos. O post pode ganhar proporções gigantescas e desastrosas, gerar acusações erradas e até processos judicias. 
E dependendo do peso dado à opinião de quem posta, pode até levar um estabelecimento à falência. Fazer críticas públicas sobre o trabalho alheio exige cuidado e critério. É bem diferente de simplesmente sair falando mal porque se sentiu lesado ao usar um serviço.

Vai reclamar? Seja fino
Uma forma de notificar corretamente é usar plataformas especializadas. Nestas ferramentas você pontua e ainda notifica a empresa que o lesou. Além de trocar essa informação com outros usuários interessados. Tudo sem se expor e sem escândalo

Conversa franca
Nada substitui o olho no olho e um papo educado com o gerente. Controle o tom da sua fala e evite uma postura agressiva.

O cliente nem sempre tem razão?
Nem sempre. Não é porque você está pagando por um serviço que tem direito de se comportar como quiser. Falar e rir muito alto por incomodar quem está ao lado. Exigir mudanças em excesso nos pratos do menu também não é educado. Uma coisa é retirar ou acrescentar um item, outra é modificar a receita.

Atraso na reserva
Geralmente a reserva é uma forma de garantir um lugar em restaurantes disputados. E é justamente por isso que o atraso é quase imperdoável. Se a casa é conhecida, tem fila, e isso significa que tem mais gente além de você querendo sentar. Logo, se você não respeitou o horário, nada mais justo que a casa passe a mesa para o próximo cliente. Isso é comum em todo o mundo. Se vir que vai se atrasar, tente ligar com pelo menos 45 minutos de antecedência para que a casa (ou a pessoas que está esperando) tenha tempo suficiente para se reprogramar. 

Louco do Instagram
Ainda não existe um consenso na etiqueta sobre a presença do celular à mesa. A maioria dos profissionais da área afirma que o ideal é que durante as refeições o aparelho fique na bolsa. Mas com a mania de postar foto de comida isso é quase impossível para algumas pessoas. Por isso vale o bom senso. Se o ambiente é muito formal não é bacana ficar fotografando tudo. E mesmo se for um lugar mais descontraído, tente usar o aparelho o mínimo possível. Faça as fotos e guarde, é uma questão de respeito com quem está dividindo a mesa com você. Nada mais desconfortável do que falar com alguém que está de olho numa tela.