Topo

Tem formiga no drinque: destilaria cria bebida a partir de insetos

Anty Gin, gim à base de formigas, é co-produção britânica e dinamarquesa - Divulgação/cambridgedistillery.co.uk
Anty Gin, gim à base de formigas, é co-produção britânica e dinamarquesa Imagem: Divulgação/cambridgedistillery.co.uk

Do UOL, em São Paulo

12/08/2015 15h16

Um grupo de pesquisas culinárias na Dinamarca e uma destilaria britânica se uniram para criar uma bebida com ingrediente bem exótico: formigas.

O gim Anty Gin foi fabricado com cerca de seis mil formigas, colhidas em florestas da região de Kent (Inglaterra). Os insetos foram escolhidos por conta de seu sabor, que lembra frutas cítricas. Depois de recolhidos, eles foram mergulhados em álcool, que foi em seguida destilado, formando a base da bebida, que também leva zimbro e plantas da região.

"Queremos causar impacto. A ideia por trás do Anty Gin é mostrar para as pessoas as possibilidades dos insetos serem usados como fontes viáveis de comida e de sabor", explicou William Lowe, produtor da destilaria, ao jornal inglês "The Telegraph".

Por enquanto, a bebida só está à venda no Reino Unido, por 200 libras a garrafa com 700 ml (cerca de R$ 1.090). Quem adquirir a bebida ganha um brinde: uma garrafa de 50 ml com o destilado puro de formigas, para que as pessoas possam comparar o sabor do ingrediente em relação à bebida.

Inseto no cardápio
Se você acha que comer formigas é algo exótico, saiba que o assunto rende grandes discussões. Em 2013, um relatório do Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura garantiu que animais como grilos, gafanhotos e larvas de bicho-de-farinha (um tipo de besouro) são ricos em proteína e aminoácidos e, sim, podem ser consumidos por humanos.

Uma empresa na Bélgica, por exemplo, aposta em embalagens sedutoras para vender itens como escorpiões, grilos e besouros em versão aperitivo. Por sua vez, uma empresa nos Estados Unidos aposta na farinha de grilo como substituta para a soja em barrinhas de cereais.