Topo

Gostinho de infância: doces com achocolatado e leite em pó levam ao passado

Fernanda Meneguetti

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 10h07

Atire a primeira pedra quem não se lembra dos sabores mais simples da infância: brigadeiros e bolos feitos com leite em pó e achocolatado, sem porcentagem de cacau e sem medo de ser feliz. Esses produtos até hoje sugerem sabores retrô, bem adocicados e apelativos à memória e ao paladar de muita gente.

Tanto assim que, quando inauguraram o Clementina Forno & Fogão, as chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão criaram instantaneamente um hit do menu de ares caseiros: o sorvetão de leite em pó recheado com doce de leite. Apesar de ser uma sobremesa simples, as doceiras fazem questão de manter a fórmula secreta, causando alvoroço nas redes sociais.

Nostalgia pura
As postagens do doce gelado impulsionaram uma onda de bolos e brigadeiros de “antigamente”. Um tapa na cara do raio gourmetizador. “Pra mim, é o seguinte: em época de brigadeiro gourmet com um zilhão de novos sabores, métodos super detalhistas e que não grudam mais no fundo da panela, sempre tiro da manga --ou da gaveta da cozinha-- uma fórmula secreta que me remete ao brigadeiro de verdade”, ironiza a doceira Cristina Paulo, da S.O.S. Cupcakes.

Sorvetão de leite em pó - Divulgação - Divulgação
Sorvete de leite em pó do Clementina: receita guardada a sete chaves
Imagem: Divulgação

Em outras palavras, Cris recorre ao docinho que era feito com achocolatado, que grudava na panela, era mais doce e tanto podia ser comido de colher como jogado em cima de um bolo quente. “Amo brigadeiro feito com cacau puro, mas o sabor que me enche a alma e o coração é o brigadeiro original, com achocolatado”, confessa.

A vida é um doce
O confeiteiro Michael Arruda, da Lily Cake Shop, é filho de uma boleira famosa de Bebedouro, no interior de São Paulo. “Cansei de voltar para casa e preparar bolos com o melhor cacau que conhecia, mas minha mãe achava que ficava sem graça, que faltava açúcar”, conta. Passada a frustração, hoje o doceiro se inspira em receitas familiares em seu ateliê, caso do naked cake com brigadeiro de leite em pó: “Amo doces com chocolates puros, mas isso não anula o prazer de um bolo simples, de paladar infantil”.

Prova cabal da afirmação de Michael vem com Adriana Cymes, do bufê Arroz de Festa e do restaurante Feed Food. Recentemente, a chef preparou um bolo de achocolatado para uma feira gastronômica na Vila Madalena: “Tem dia que não estou com vontade em porcentagem de cacau. Tem a ver com a minha cozinha, sempre carinhosa, com gosto de infância”. Pelo sucesso das vendas, a explicação vale para muita gente.