Topo

Na pizza, na moqueca e na sopa: veja ideias diferentes para preparar salmão

Sergio Crusco

Colaboração para o UOL

06/10/2015 11h01

Salmão ao forno, temperado com sal, um fio de azeite e especiarias, enrolado no papel alumínio. Concordamos que essa é uma refeição gostosa e saudável. Mas é possível criar muitas outras modas com o salmão. A maioria delas bem simples, sem segredos, e que não tomam muito tempo.

Versátil, o pescado pode ganhar ares internacionais e até acompanhar a conversa de bar, em forma de bolinhos fritos. Pizza de salmão? Também tem, acompanhada com alcachofras, o que confere um ar requintado à redonda. Outra sugestão de salmão à italiana vem do restaurante Alfredo’s Gallery,, de Curitiba: uma sopa substanciosa que também leva peixe branco e mariscos.

Dá também para curtir o salmão à brasileira, colocando-o no lugar dos pescados tradicionais na hora de preparar a moqueca. Da culinária japonesa, em que ele é bem popular no formato de sushi e sashimi, nascem ideias como o tempura de salmão ou o tataki com salada, receita da chef Eliane Carvalho, de Cuiabá. E, provando sua popularidade, o salmão chega à cozinha indiana na criação do chef Ravi Shinde, de Curitiba, que usa o peixe rosado no tikka masala, prato símbolo da gastronomia de seu país.

Veja estas e outras deliciosas sugestões em nosso álbum de receitas - e bom apetite!