Topo

Aprenda como preparar algumas das delícias da Oktoberfest

Sergio Crusco

Colaboração para o UOL

21/10/2015 17h12

A Oktoberfest de Blumenau (SC), que acontece até o próximo dia 25, está mais autêntica do que nunca. O cardápio da festa, que nos últimos anos havia sido invadido por produtos industrializados e receitas que pouco ou nada tinham a ver com a tradição alemã, foi totalmente reformulado pelo chef Heiko Grabolle, nascido na Vestfália (oeste da Alemanha) e professor do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que procurou privilegiar os produtores de Santa Catarina em seus preparos.

A radicalização germânica também tem a ver com a evolução da cervejaria artesanal no país, que trouxe ao nosso mercado estilos até então pouco conhecidos dos brasileiros e que pedem combinações certeiras com as comidas. Para facilitar as escolhas do público, o chef fez uma carta de sugestões de harmonizações das cervejas presentes na festa com as mais de 50 opções gastronômicas que criou.

Para orientar o público, as áreas de alimentação da Oktoberfest foram divididas em 19 "casas" dedicadas a ingredientes tradicionalmente utilizados na culinária alemã, como o porco, o pato, a carne bovina, as linguiças e salsichas, a batata, os pães, os doces e outras especialidades. Uma das mais curiosas é a Fisch Haus, ou Casa do Peixe, que pouca gente relaciona à cultura gastronômica alemã, mas é figura principal em uma série de preparos apetitosos.

Mas você não precisa estar em Blumenau ou em Munique para provar o sabor das gostosuras alemãs. Dá para fazer uma Oktobefest íntima em casa, entre os amigos, com as receitas de Heiko e suas sugestões de cervejas que vão bem com cada prato. São preparos rápidos, descomplicados e saborosos que fazem de você um chef germânico instantâneo – nem que seja por apenas uma tarde de bons goles e risadas.