Topo

Sabor do passado: biblioteca traz livros de culinária antigos para download

Capa de "A Arte Culinária na Bahia", de Manoel Querino, disponível para download - Reprodução
Capa de "A Arte Culinária na Bahia", de Manoel Querino, disponível para download Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/01/2016 18h07

Fãs de História, gulosos e curiosos, abram espaço no computador: uma coleção de livros de culinária históricos está à disposição do público para download gratuito.

A lista de títulos, publicados a partir do século 18 tanto no Brasil quanto em Portugal, é de responsabilidade da Biblioteca Brasiliana Guita e José Midlin, mantida pela Universidade de São Paulo (USP).

Entre as curiosidades do acervo, estão dicas de limpeza que dariam pesadelos nos cozinheiros de hoje em dia - em "A Sciencia no Lar Moderno", publicado por Eulália Vaz em 1912, sugere-se "mandar buscar areia da mais clara, à beira do rio" para esfregar no assoalho da cozinha e reter a gordura, além de ensinar como conservar latas de banha e como preparar pratos doces e salgados.

Por sua vez, "O Livro das Noivas", de 1929, é um manual de como cuidar dos afazeres domésticos, incluindo, claro, receitas como "puddings", "sandwiches" e doces, além de sermões sobre o excesso de gordura na alimentação. 

Há também raridades para quem estuda a História da Alimentação - caso, por exemplo, de "A Arte Culinária na Bahia", livro do pesquisador Manoel Querino publicado postumamente em 1928. O autor, defensor da cultura africana e líder abolicionista, estudou as contribuições indígenas e africanas para a formação da culinária brasileira - e, em especial, da comida baiana.