Topo

Funcionais, extravagantes e recheados: as tendências para os ovos de Páscoa

Ovo Talento de Colorir, da Garoto: marcas investem em lembranças mais elaboradas - Divulgação
Ovo Talento de Colorir, da Garoto: marcas investem em lembranças mais elaboradas Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 14h45

Você está pensando no Carnaval, mas para a indústria de chocolate já é Páscoa. Muito embora o feriado seja apenas no dia 27 de março, as novidades do setor já estão prontas para ganhar as prateleiras. O pontapé inicial da estação dos ovos coloridos e coelhinhos foi nesta terça-feira (19) com a abertura do Salão de Páscoa, evento promovido pela ABICAB, que reúne os principais produtores de doces no país. 

Na 27ª edição do evento, aberto apenas para imprensa e empresários do setor, foram apresentados 147 produtos de 11 fabricantes. A demanda é grande: em 2015, foram fabricados 19,7 mil toneladas de chocolate, o correspondente a 80 milhões de ovos de Páscoa em todo o país. Em matéria de consumo, o Brasil só perde para os Estados Unidos e a Alemanha: são 2,5 quilos de chocolate por habitante todos os anos. 

Surpresas para os adultos
E o que o público vai encontrar nas prateleiras este ano? As apostas são as mais variadas: de um lado, ovos com recheios mais chamativos, imitando sobremesas; de outro, surpresas mais elaboradas para atrair um público mais velho.

"É uma tendência que notamos: a dos adultos que nunca realmente cresceram e que gostam das lembranças colecionáveis", comenta André Laporta, do marketing da Nestlé. Para pegar essa parcela do público, vale investir no mercado 'geek', com brindes como caixas de som do filme "Star Wars" ou fones de ouvido com a caixa do ovo de KitKat.

Outra aposta nessa área vem da Garoto - um dos maiores destaques de seu estande da feira era o Ovo Talento de Colorir, inspirado nos livros contra o estresse em voga no mercado. O doce vem com lápis de cor e uma cartela para pintar, além de permitir que os presenteados personalizem o pacote.

Pirâmide de chocolates Ferrero Rocher - Divulgação/facebook.com/FerreroRocher - Divulgação/facebook.com/FerreroRocher
Ferrero Rocher lançou pirâmide com 96 bombons para a Páscoa em 2016
Imagem: Divulgação/facebook.com/FerreroRocher
Recheios
Pequenas extravagâncias  para o público adulto também não faltam: enquanto a Kopenhagen investe em parcerias com a joalheria Pandora e a grife Le Lis Blanc, com brindes como pulseiras e nécessaires das grifes, a Ferrero importou da Itália uma pirâmide com 96 bombons Ferrero Rocher, que estará à venda com exclusividade no empório Eataly, em São Paulo, e pelo site da empresa. 

Outra aposta do mercado está em produtos com recheios mais chamativos, que praticamente valem por uma sobremesa: seja os ovos com sabores como Petit Gâteau ou Floresta Negra da Brasil Cacau, ou ainda os ovos recheados com tiramisu ou brigadeiro na Cacau Show.

E para comer (quase) sem culpa, o destaque do Salão de Páscoa foi a linha de chocolates funcionais da Munik - além do ovo 70% cacau sem lactose, a marca também aposta no Ovo Diet com colágeno e com chia, produzidos com chocolate ao leite sem adição de açúcar.