Topo

Peixe e frutos do mar são essenciais na festa para Iemanjá; veja receitas

Peixe com fubá servido pelo restaurante Obá; menu de Iemanjá contempla peixes e frutos do mar - Tadeu Brunelli/Divulgação
Peixe com fubá servido pelo restaurante Obá; menu de Iemanjá contempla peixes e frutos do mar Imagem: Tadeu Brunelli/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/02/2016 09h11

Desde 1923, um evento movimenta o bairro do Rio Vermelho, em Salvador (BA): a festa para Iemanjá, que acontece nesta terça-feira (2). A tradição, que começou com pescadores ofertando presentes para a chamada Rainha do Mar em troca de fartura e mar tranquilo, se espalhou para outras cidades, refletida principalmente nos restaurantes de comida baiana, que aprontam eventos para celebrar a ocasião.

Em São Paulo, casas como Obá, Na Cozinha e Capim Santo trazem menus especiais para celebrar a data. Em comum entre os cardápios das festas, estão muitos pratos com ingredientes vindos das águas - caso, por exemplo, na feijoada de feijão branco e frutos do mar, da moqueca de camarão e banana e nos bolinhos à base de camarão e coco do Obá, na moqueca de peixe no Capim Santo e picadinho de frutos do mar do Na Cozinha. 

A escolha dos ingredientes da festa não é nem um pouco aleatória, já que, na cultura do candomblé, os orixás tem seus pratos preferidos, utilizados como oferenda nos terreiros e como forma de comunicação com os orixás. No caso de Iemanjá, protetora dos oceanos e dos pescadores, peixes e frutos do mar fazem parte do menu votivo. 

Iemanjá também tem predileção por pratos à base de arroz e uma refeição de milho branco cozido e bem temperado com azeite de dendê, cebola e camarões. Outro item que surge no menu votivo - e das casas que celebram a festa - é o manjar de coco, doce predileto da chamada "mãe de todos os orixás". Flores brancas, bijuterias e perfume são as outras oferendas preferidas, em geral enviadas em barquinhos e balaios para o mar.