Topo

Socorro, não sei cozinhar! Descubra receitas e dicas para explorar o fogão

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

22/02/2016 19h31

Tem gente que aprendeu a cozinhar ainda criança, vendo mãe, pai e avó pilotando o fogão. E tem gente que sai de casa só sabendo ferver água para fazer macarrão instantâneo. Para os membros do segundo grupo, a cozinha não precisa ser um campo de batalha ou um cômodo a ser evitado a todo custo. "Começar a cozinhar sem saber nadica de nada realmente não é uma tarefa muito simples, mas também não é impossível", resume o chef Fábio Vieira, do restaurante Micaela

E, aos poucos, dá sim para sair do nível iniciante total e preparar suas próprias refeições sem problemas - e sem acidentes.

Panelas - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Primeiro de tudo: equipamento
A tentação é de ir a uma loja e comprar tudo o que aparece na frente, certo? Mas para começar a cozinhar não é preciso gastar tanto. "Sugiro começar pelo básico, como uma boa frigideira, uma panela pequena, uma caçarola, uma panela de pressão, uma boa tábua e um descascador de legumes desses mais baratos", conta Fábio. 

Na opinião do chef Shin Koike, do Sakagura A1, é também preciso investir em boas facas, "pois é necessário aprender a cortar os alimentos para saber cozinhar". Três facas são suficientes para começar: uma para cortar carnes (também chamada de "faca do chef"), uma para descascar alimentos e outra com lâmina longa e serrilhada, para cortar pães e alimentos assados.

Agora, se quiser investir em algo mais caro para a cozinha, Shin vai direto ao ponto: "compre uma lava-louças!"

Ovo Frito - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O menu básico
Dizem que a pessoa que não sabe cozinhar não sabe "nem mesmo fritar ovo". Pois é justamente essa a receita que Shin Koike sugere para os amadores do fogão: ovo frito. Saber como preparar arroz e fritar um bife também são atividades que todo mundo deve aprender a preparar em casa antes de partir para pratos mais complicados. Até mesmo aquela salada velha de guerra pode ser turbinada com a ajuda de alguns truques simples. 

Outros itens que iniciantes podem (e devem!) fazer em casa são uma boa canja de galinha, um  molho para macarrão e picadinho de filé mignon - que, acredite, é mais fácil de cozinhar do que parece. Para quem quer economizar tempo, dá até para arriscar um ravióli com molho de tomate preparado em uma só panela. 

E dá tempo até para pensar em sobremesas: além do onipresente brigadeiro (que pode ser preparado até no micro-ondas), pratos como bolo de chocolate ou bolo de fubá são bons para treinar a aptidão com o forno.

Fábio sugere ter sempre na geladeira ou na despensa itens como cebola, alho, louro, pimenta-do-reino e manteiga, além de ingredientes como folhas frescas, tomates, salsão e cenoura. "Parece pouco, mas já dá pra fazer uma bela refeição", conta.

Pessoa cozinhando - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ordem na casa
Shin Koike também aponta para um fato simples, mas que passa despercebido por muitos iniciantes: culinária e bagunça não combinam. "Um dos princípios básicos de se cozinhar bem é a organização da cozinha", diz. "Não se pode sujar a roupa ao fazer comida. Se isso acontece, é porque está faltando atenção e o serviço não está sendo bem feito". 

Medidas simples ajudam a evitar o caos - como, por exemplo, ler atentamente a receita antes de colocar a mão na massa, para pegar detalhes que costumam passar batido, como o tempo de forno ou se é preciso deixar algo de molho ou descansando previamente. Outra atitude esperta é separar todos os ingredientes antes de cozinhar (o que os chefs chamam de "mise en place").

Outras sugestões vinda das cozinhas profissionais: deixe seus equipamentos organizados, onde você pode vê-los e não acumule louça suja na pia: se usou, lave na mesma hora. Da mesma forma, assim que terminar um ingrediente, devolva-o para a geladeira ou para a despensa. Assim, você mantém sua bancada livre e evita acidentes.

O importante é, acima de tudo, explorar todas as possibilidades da cozinha sem se estressar se o prato está como os das fotografias. Com calma e treino, você será capaz de fazer refeições deliciosas e, sim, muito dignas de aparecer no Instagram. "Pense sempre em fazer uma comida gostosa, para que o resultado seja o sorriso da pessoa para quem você cozinha", diz Shin.