Topo

Melhor restaurante da América Latina quer mudar de cidade

Chef Virgilio Martinez planeja levar o restaurante Central à Cusco - Divulgação
Chef Virgilio Martinez planeja levar o restaurante Central à Cusco Imagem: Divulgação

Camila Ciarallo

Do UOL, em São Paulo

04/05/2016 18h02

Eleito duas vezes o melhor restaurante da América Latina (em 2014 e 2015) o restaurante Central, no Peru, está começando a planejar uma mudança - e não é no cardápio.

Em visita ao Brasil para um jantar em prol da ONG Gastromotiva, o chef Virgilio Martinez disse que seu próximo grande objetivo é tirar o restaurante da capital Lima e levá-lo para Cusco - a 1.098 quilômetros de distância. 

"Nossos pratos no Central são muito naturais, queria estar mais perto da natureza, às vezes tenho a sensação de estar preso na cidade e não pertencer àquele lugar", explica Virgilio. 

A ideia seria levar o restaurante para perto de uma montanha ou de alguma cachoeira. "Mas é um plano de longo prazo, ainda estamos pensando nisso e deve demorar uns quatro anos para virar realidade", finaliza o chef. 

Segundo ele, atualmente, 80% de seus clientes são estrangeiros. A maioria deles vai à Lima apenas para conhecer a gastronomia da cidade, inclusive o seu restaurante. "É uma responsabilidade muito grande. Diariamente temos que superar as altas expectativas das pessoas", conta Virgilio.