Topo

Já viu milho arco-íris? Semente histórica chama a atenção do público

Milho arco-íris é fruto de pesquisa com sementes históricas dos índios norte-americanos - Reprodução/facebook.com/glassgemcorn/
Milho arco-íris é fruto de pesquisa com sementes históricas dos índios norte-americanos Imagem: Reprodução/facebook.com/glassgemcorn/

Do UOL, em São Paulo

06/05/2016 16h18

Parece foto adulterada, mas estas espigas de milho multicoloridas são de verdade - fruto da pesquisa e da paciência de um agricultor norte-americano.

As "glass gem corn" (milho de joias de vidro, em português) são criações de Carl Barnes, do estado do Oklahoma. Descendente de índios Cherokee, ele pesquisou as sementes das plantas consumidas por seus antepassados e como reintroduzi-las à natureza.

Falecido no final de abril, Barnes tinha como objetivo manter viva a tradição dos povos nativos dos Estados Unidos e permitir que futuras gerações pudessem aproveitar os alimentos e a história por trás dos grãos.

As espigas com cara de joias são boas para alimentação, para produzir fubá e, sim, também viram pipoca - que, infelizmente, não fica colorida como as sementes. As vendas das sementes online, por enquanto, estão limitadas apenas aos Estados Unidos e Canadá.