Topo

Colher café quase no centro de São Paulo? Acredite, é possível!

Evento Sabor da Colheita, no Instituto Biológico de São Paulo - Secretaria de Cultura e Abastecimento/Divulgação
Evento Sabor da Colheita, no Instituto Biológico de São Paulo Imagem: Secretaria de Cultura e Abastecimento/Divulgação

Cíntia Marcucci

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/05/2016 13h16

De um lado, está o Parque do Ibirapuera, o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo). Ao fundo, se vê o Obelisco. Do outro, ruas agitadas, cheias de barzinhos e restaurantes da quase boêmia Vila Mariana. No meio, mais de 1.500 pés de café ocupam uma área de 10 mil metros quadrados.

Sim, é isso mesmo. A cidade de São Paulo tem o maior cafezal urbano do mundo, que fica dentro do Instituto Biológico, a menos de 15 minutos da Praça da Sé, no centro da cidade. Entre os meses de maio e junho, além de visitar a plantação, é possível colher o café e degustar a bebida preparada a partir dos grãos arábica das variedades Mundo Novo e Catuaí.

O evento é chamado Sabor da Colheita e ocorre desde 2006. Este ano, ele está programado para acontecer no próximo dia 25 (quarta-feira), próximo do Dia Nacional do Café, celebrado em 24/05. A agenda pode mudar caso os grãos amadureçam muito antes ou muito depois da data, escolhida exatamente por ser o início da época de colheita das cerejas, como são chamados os grãos quando estão maduros e vermelhos. A entrada é gratuita, aberta a todos os visitantes e um dos únicos momentos do ano em que é permitido visitar o cafezal.

Além da colheita em si, é possível provar o café do Instituto Biológico, também uma oportunidade rara, já que o produto final não é vendido. Os grãos colhidos lá todos os anos somam em média uma tonelada e são beneficiados, torrados e depois encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Também é oferecido um café da manhã, geralmente com comidas típicas da fazenda e da época, como bolos de milho, pamonha, canjica, pão de queijo, doces de abóbora, goiabada, entre outros quitutes.

Na hora de descer para o cafezal, as instruções são simples: colher apenas os frutos que estão totalmente vermelhos e deixar os que ainda não amadureceram no pé. Isso ocorre, entre outros motivos, porque o cafeeiro tem cerca de três floradas com algumas semanas de intervalo por volta do mês de setembro, gerando três levas de frutos maduros em fases diferentes.

Não é um mero acaso o cafezal estar no terreno ocupado pelo Instituto Biológico, que mantém também um museu só de insetos. O local foi criado em 1927 exatamente para ajudar em pesquisas e soluções para combater pragas que atacavam a produção do grão, um dos mais importantes produtos de exportação do Brasil na época e até hoje. Está aí o motivo do maior cafezal urbano estar em São Paulo.

SERVIÇO:

Sabor da Colheita

25/05, a partir das 10h, no Instituto Biológico - Av. Cons. Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, São Paulo, SP

Evento gratuito e sem necessidade de agendamento - convém confirmar pelo telefone (11) 5087-1704, já que a data pode ser alterada sem aviso prévio.

Visitas em outras épocas do ano devem ser agendadas com antecedência no mesmo telefone, com Harumi Hojo