Topo

Comer pizza com luvas não é pecado, diz dono de pizzaria sobre ex-BBBs

Juliana Simon

Do UOL

07/03/2017 15h07

No último domingo (5), o casal de ex-BBBs Eliéser Ambrósio e Kamilla Salgado postaram fotos nas redes sociais saboreando pedaços de pizza com as mãos e de luvas. As imagens viraram piada entre os seguidores. Mas será que o gesto é mesmo um crime no mundo da pizza?

 

Deu Preciso manter a tradição Italiana @villaromapizza

Uma publicação compartilhada por Elieser Ambrosio (@elieserambrosio)

 

 

em

 

Segundo Erik Momo, dono da tradicional rede de pizzarias 1900 Pizzeria, o produto é tão democrático que nem comer de luva pode ser considerado pecado.

“Tradicionalmente, em Nápoles, a pizza tinha massa mais fina, menos recheio e era comida com as mãos, dobrada em quatro. Bastava um papel para comer em qualquer lugar”, diz. É uma forma mais prática de consumir o produto, aliando serviço e o ato de saborear a redonda do jeito que ela merece: com vontade.

 

 

Domingo que é domingo, merece uma boa pizza! A minha preferida é a de aliche aqui da @villaromapizza é Maraaaa!

Uma publicação compartilhada por Kamilla Salgado (@kamilla_salgado)

 

em

“Porém, se pensar que o produto oferecido no Brasil, com massa mais grossa, maior diâmetro, muito mais recheio, é impossível cogitar comer com as mãos”, afirma. A pizza feita por aqui e famosa principalmente em São Paulo, não foi feita para comer sozinho ou de pé e o ideal é mesmo os bons garfo e faca.

No caso dos ex-BBBs, tratava-se do restaurante Villa Roma Pizzaria, que oferece a pizza em pedaços, modo comum não só na tradição napolitana, como na americana. “Nos EUA, o produto é diferente – massa mais fina – e eles consomem com pressa, andando, e com um pratinho descartável ou embalagens como as de festas infantis daqui”, lembra Erik.

“Quando vem um americano na minha pizzaria, ele estranha ao ver que usamos talheres. Mas ao perceber a quantidade de cobertura, entende o nosso jeito”, conta.

Mas e as luvas?
Os objetos da discórdia não parecem absurdo para o especialista. “Na oferta de pizza por pedaços, a oferta de uma luva é uma alternativa. Eu acho desconfortável, preferia um guardanapo”, diz.

“A pizza aceita tantos tipos, ingredientes, horários de consumo, tipos de farinha... quem vai se importar se ele está comendo com luvas? Se ele estava comendo de boca fechada e não colocou catchup, não tenho com o que me preocupar”, brinca.