Topo

Veja o que comiam os passageiros da 1ª, 2ª e 3ª classe do Titanic

O menu da primeira classe do navio Titanic - Acervo/Divulgação
O menu da primeira classe do navio Titanic Imagem: Acervo/Divulgação

Do UOL

27/04/2017 09h41

Já faz mais de 100 anos do naufrágio do navio Titanic, que matou mais de 1,5 mil pessoas em 1912, mas a embarcação ainda provoca um fascínio na população. Prova disso é que um casaco de pele usado por uma funcionária já foi leiloado por R$ 605 mil, bem como o cardápio com a última refeição servida a bordo.

Ao observar as imagens de acervo com o que foi servido no navio fica claro que a diferença entre a primeira classe, onde ficava Rose, e a terceira classe, onde dormia Jack, iam muito além das instalações. Enquanto na primeira, os passageiros tinham mais de 13 opções de pratos somente no jantar, as classes restantes tinham um menu bem mais enxuto.

Veja, abaixo, alguns dos pratos que foram servidos no dia em que o navio bateu no iceberg.

Na primeira classe, os passageiros podiam escolher entre diversos tipos de queijos, maionese de salmão, camarões, anchovas norueguesas, sardinhas defumadas, rosbife, torta de presunto e vitela. Havia ainda salsicha bolonhesa, ovos Argenteuil, consomê fermier, frango à la Maryland, salada de ave e chuletas de cerdo, entre outras opções.

O menu da segunda classe do Titanic - Acervo/Divulgação - Acervo/Divulgação
O menu da segunda classe do Titanic
Imagem: Acervo/Divulgação
O menu da terceira classe do Titanic - Acervo/Divulgação - Acervo/Divulgação
O menu da terceira classe do Titanic
Imagem: Acervo/Divulgação

Quem estava na segunda classe não tinha opções tão chiques. No café da manhã tinha frutas, peixe fresco, bacon, salsicha grelhada, batata amassada, presunto, ovos fritos, bolos, marmelada, chá, café, cereais e pão. Já o cardápio das refeições era composto por tapioca, hadoque cozido, frango ao curry, arroz, cordeiro ao molho de menta, peru, ervilhas e batatas. A sobremesa disponível era pudim, sorvete, frutas, queijos, biscoitos, geleia e café.

A terceira classe tinha pouquíssimas opções do que comer a bordo. No café, mingau de aveia com leite, arengue defumado, batatas, presunto, ovos, pão fresco com manteiga, chá e café. Já nas outras refeições, o cardápio consistia em sopa de arroz, pães, biscoitos, rosbife, milho, batatas cozidas, pudim e frutas. Pães, queijo e biscoitos também ficavam disponíveis.

Qual dos três cardápios que você mais gostou?