Topo

Ligou, tá pronto? Veja vantagens e desvantagens das panelas elétricas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

26/07/2017 04h00

Panela elétrica parece uma espécie de milagreira: é só colocar os ingredientes e temperos e ela cozinha tudo sozinha, sem precisar ficar mexendo ou vigiando o fogo. Como todo bom eletroportátil, elas têm suas vantagens e desvantagens. Antes de comprar uma, dê uma checada na nossa lista para saber qual tipo de panela levar para casa --e como cuidar dela sem ter problemas.

Panela tradicional

Panela elétrica, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Vantagens: a mais comum é a de arroz. Mas ela permite não só cozinhar outros alimentos, mas refogar, selar carnes e preparar receitas como macarrão, cozidos e outros. Quando a comida fica pronta, ela entra no modo “aquecimento”, mantendo o alimento quente sem cozinhá-lo.

Alguns modelos têm bandejas que permitem o preparo de mais de um ingrediente por vez. Dá para fazer arroz e aproveitar o vapor para cozinhar legumes, por exemplo.

Desvantagens: o consumo de energia elétrica pode ser alto, dependendo do modelo. No caso das panelas elétricas para arroz, quando se deixa a comida no modo "aquecimento" por muito tempo, o alimento acaba ressecando. Nelas também é difícil preparar pouca quantidade. Se for fazer para uma pessoa ou duas que comem pouco, por exemplo, mais fácil usar o fogão.

Panela de pressão elétrica

Panela de pressão elétrica, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Vantagens: é uma boa pedida para quem se atrapalha (ou tem medo) ao lidar com o modelo tradicional. Ela usa menos líquido do que a panela de pressão comum (1/3 de água a menos) e tem mais dispositivos de segurança para controlar a saída de vapor. Funciona com um timer e alguns modelos contam com programação para receitas específicas, como feijão ou carne.

Desvantagens: não dá para preparar mais de um prato por vez. Em alguns modelos, a operação das travas de segurança pode ser um pouco confusa no começo. E, por ser um eletrodoméstico grande, ela pode atrapalhar a vida de quem tem pouco espaço na cozinha. O cozimento não é mais rápido do que no fogão, não. 

Fritadeira elétrica

Fritadeira elétrica, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Vantagens: utiliza ar quente para preparar os alimentos. Embora ela seja vendida como um aparelho que não utiliza óleo para fritar, na verdade, às vezes o ingrediente é necessário para o preparo –embora em quantidades muito menores.

Recomenda-se, por exemplo, uma colher de sopa de óleo ou azeite para cozinhar batatas ou frango. Mas dá para fazer batatas fritas com uma borrifada de azeite (bem mais saudável do que fritar na imersão, por exemplo) ou grelhar carnes sem óleo. Além da cesta que tem fundo de peneira, alguns modelos vêm com uma pequena assadeira para ser usada sobre a grelha. Nela, você pode fazer lasanha, bolo e muito mais. 

Desvantagens: é necessário preaquecer a máquina antes do preparo, ou seja, ela não é tão rápida assim. É mais difícil de lavar do que uma panela comum. Também é preciso pegar as manhas do tempo necessário para preparar cada alimento, pois, se passar do ponto, ele resseca demais. 

Conservação e cuidados

  • Lave as partes internas removíveis das panelas elétricas com água e sabão e deixe-as expostas ao ar seco por pelo menos 30 minutos. As partes fixas do aparelho devem ser higienizadas com um pano úmido. Algumas bandejas podem ser acondicionadas na lava-louça. Siga o manual de instruções.
     
  • Como todo aparelho elétrico, tome cuidado ao manipular: não coloque perto de pias ou torneiras e não deixe ligado na tomada enquanto não estiver usando.
     
  • Espere a panela esfriar completamente antes de limpá-la.
     
  • Respeite a capacidade da panela. Se você colocar alimentos demais, eles não cozinharão corretamente e há risco de transbordar ou, ainda, de entupimento das válvulas de segurança.
     
  • Não coloque carnes congeladas direto na panela elétrica.