Topo

Grelhado, na carne ou na salada: veja jeitos diferentes de comer kiwi

Anna Fagundes

Do UOL

06/10/2017 04h00

O kiwi é uma fruta bem mais versátil do que aparenta. Além de enfeitar saladas de fruta, o sabor agridoce é muito apreciado por chefs e por bartenders para dar um toque azedinho em composições diferentes.

Na salada

Um local insuspeito para incluir o ingrediente? Saladas!  Não as de fruta, as de folha mesmo. O chef Rafael Venzol, do restaurante Estação Leopoldina, é um entusiasta do ingrediente e combina o kiwi com rúculas.

Prato principal

Quem gosta do sabor agridoce --e não tem medo de incluir frutas nos pratos principais-- pode combinar cortes de carne bovina ou carneiro com uma "vinagrete" feita com morangos e kiwis picados, ou ainda uma mistura de manga, coentro e kiwis bem picados, misturados com suco de limão.

Grelhados com aves

E, para uma forma verdadeiramente inusitada de preparar a fruta, já pensou em servir kiwis grelhados na manteiga? A preparação é simples e fica particularmente gostosa com frango ou aves como chester (clique aqui para ver a receita).

Leia também

 

Drinques

Outro lugar em que kiwis fazem bonito são os drinques. O chef Rafael diz que o segredo é saber bem com que bebida combiná-lo, para que ele não se sobreponha aos outros elementos do drinque. Ele sugere preparar drinques com saquê ou cachaça, que permitem que a fruta ganhe destaque. Em drinques e sucos, o kiwi costuma fazer um bom par com uvas e com hortelã. Por sua vez, não fica tão bom com frutas menos ácidas, como maçãs.

Nos doces

A Pavlova é a sobremesa nacional da Nova Zelândia, terra natal do kiwi: trata-se de um suspiro gigante muito bem decorado com kiwis e morangos. A combinação azedinha é um clássico que deixa qualquer prato bem mais colorido. (clique aqui para ver a receita)

Salada de fruta especial

Para fazer uma salada de frutas poderosa, com um toque caribenho bem pronunciado, aposte na mistura de manga picada, kiwi, polpa de maracujá, suco de limão e gengibre em calda (à venda em lojas de produtos orientais). Misture bem e sirva com chantili ou com sorvete de creme.

Comprando e conservando

A famosa casca peludinha do kiwi é também a garantia de que a fruta está boa: ela deve estar bem firme, sem manchas nem pontos macios demais. Pode ser armazenado em temperatura ambiente até ficarem maduros (eles devem ceder um pouco à pressão quando você os apertar com o polegar) --a partir daí, devem ir para a geladeira.