Topo

As comidas e bebidas que todo mundo experimentou ou desejou em 2017

Do UOL

29/12/2017 04h00

Não podemos reclamar: 2017 foi um ano para nenhum estômago botar defeito. Dos gourmet aos adeptos da cozinha popular, não faltaram modinhas, descobertas e inovações para quem quisesse botar garfo, faca e taças em atividade.

Relembre 10 itens que fizeram todo mundo babar ao longo do ano.

Avocado, abacate e similares

Avocado toast, torrada com abacate - iStock - iStock
Imagem: iStock

São verdes, são saudáveis, são versáteis... são moda. Na febre das torradinhas fit à base da fruta, existe até um restaurante todo voltado para os pratos feitos com o avocado – o primo chique do nosso velho conhecido abacate.

Coxinhas “diferentonas”

Bolo de coxinha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Este patrimônio nacional já não é mais o mesmo. Para horror de alguns e alegria de outros, o salgado ganhou versões “bolo”, “ovo de Páscoa” e até recheada de miojo.

Poke

Tigela de Poké, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

País tropical pede comida fresquinha e se o bom e velho japa já cansou, é a vez de se apaixonar pelo prato havaiano. Arroz, peixe cru, algas e até frutas entram na tigela que está conquistando quem já adorava o frescor nipônico ou os latinos ceviches.

Chocolate cor de rosa

Chocolate Ruby - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Chocólatras, tremei! O “Rubis” será seu novo sonho de consumo. Apresentada em setembro, a novidade promete o doce com toques de frutas vermelhas – e tudo natural! Ninguém sabe quando ele estará em nossos bombons, mas já tivemos que separar nossos babadores.

Comida de sereia

"Comida de sereia" leva espirulina e chia na receita  - Reprodução/ Instagram @nella.licious - Reprodução/ Instagram @nella.licious
Imagem: Reprodução/ Instagram @nella.licious

Um dos destaques do Instagram-gourmet de 2017, as comidas e bebidas coloridas com espirulina em pó não são só de encher os olhos com tons azuis, roxos e verdes, como fazem bem para a saúde. O ingrediente rico em nutrientes é uma ótima desculpa para entrar de cabeça na modinha.

Comidas góticas

Comida gótica - @peacefulprovisions - @peacefulprovisions
Imagem: @peacefulprovisions

Não encontrava um menu de acordo com aquele seu jeitinho soturno ou as danças com a parede? Este ano, as “gotiquices” chegaram na cozinha, com sorvete, churros, e até salsicha em cinquenta tons de... preto.

Vinhos coloridos

Vinho azul - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nunca na história da gastronomia pudemos contar com uma paleta tão variada nas cores da bebida. Agora a sede não para nos tintos e brancos. O rosé virou febre no verão do Hemisfério Norte, surgiu o azul e foram resgatados o verde e o laranja. Saúde!

Chá de Hibisco

Chá de hibisco com carambola, aniz estrelado e alecrim - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Queridinho de quem busca a boa forma, a bebida também mexeu com a imaginação de quem não está lá tão preocupado com as propriedades saudáveis da flor. Misturado a bebidas como gim e pisco, o chá de hibisco deu muita graça aos bons drinques de 2017.

Cervejas leves nada óbvias

cerveja-pub-getty-1477675371616_v2_1920x1440 -  -

A onda gourmet das cervejas vem de outros anos, mas este ano também tem despertado tendências. A leveza de álcool, com as Session, ou de corpo, com as lager artesanais, ganhou o ano de quem está descobrindo ou já é apaixonado pela bebida.