Topo

Saiba qual a melhor batata para cada tipo de preparo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

12/06/2019 04h00

Existem mais de cinco mil variedades de batata no mundo. E, claro, elas não são todas iguais e podem resultar em texturas diferentes dependendo do preparo. Mais comum por aqui, a ágata, por exemplo - aquela com casca limpa e lisinha que a gente encontra em qualquer mercado - é ótima opção para se usar em purê, cozidos, sopas ou saladas.

A asterix, mais seca, é perfeita para fazer batata frita ou nhoque. Já a baroa, também conhecida como mandioquinha, resultará em preparos mais adocicados por sua natureza. Veja algumas receitas com as diferentes variedades e divirta-se com as possibilidades.

Chips de batata-doce

Chips de batata - Divulgação/ Luna Garcia - Divulgação/ Luna Garcia
Imagem: Divulgação/ Luna Garcia

Manter sempre a mesma espessura pode dar mais trabalho na hora de cortar as lâminas desse chips de batata doce, mas facilita na hora de fritar.

Panqueca de batatas

Panqueca de batata - Divulgação/Cozinha Alemã, Editora Senac, Autor Heiko Grabolle - Divulgação/Cozinha Alemã, Editora Senac, Autor Heiko Grabolle
Imagem: Divulgação/Cozinha Alemã, Editora Senac, Autor Heiko Grabolle

Evite colocar as batatas raladas em água antes de usar. Isso fará com que o ingrediente perca parte do amido que ajudará a dar liga à panqueca de batatas.

Purê de batata com cream cheese

Purê de batata com cream cheese - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Você vai se surpreender com a textura macia e aveludada desse purê de batata com cream cheese, um coringa para servir com carne assada, peixe ou mesmo salsicha.

Bolinho de bacalhau com batata doce

Bolinho de bacalhau - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O sabor característico dessa batata dará um novo brilho ao clássico bolinho de bacalhau português.

Nhoque de batata baroa

Nhoque de batata - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não deixe a batata (ou mandioquinha) passar do ponto durante o cozimento para que não junte mais água do que o necessário. Isso pode pedir mais farinha à massa do nhoque de batata baroa.

Purê de batata roxa

Pure de batata roxa - Luis Simone/Divulgação - Luis Simone/Divulgação
Imagem: Luis Simone/Divulgação

Quem disse que essa variedade com leve toque adocicado só pode ser usada para fazer doces? Experimente e se surpreenda com essa receita de purê de batata roxa.