Topo

Steak au Poivre

Panelinha - Receitas que Funcionam
Imagem: Panelinha - Receitas que Funcionam

45 min

4 porções

Ingredientes

  • 8 medalhão(ões) de filé mignon
  • 2 colher(es) de sopa de óleo
  • 2 colher(es) de sopa de azeite de oliva
  • 4 colher(es) de sopa de pimenta verde
  • 1 xícara(s) de chá de vinho branco seco
  • 4 colher(es) de sopa de conhaque
  • 1 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite fresco
  • sal a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta). Numa frigideira grande, coloque metade do óleo e do azeite e leve ao fogo alto para aquecer.

Quando estiver bem quente, acrescente 4 medalhões na frigideira e deixe dourar por 2 minutos sem mexer. Vire os medalhões, de preferência com uma pinça de cozinha, para não furar a carne e perder líquido, e doure o outro lado por mais 2 minutos.

Com a pinça, segure os medalhões e apoie um ao lado do outro para dourar as laterais por 1 minuto. Vá rodando até dourar a lateral toda.

Retire os medalhões da frigideira e transfira para uma assadeira, sem levar ao forno. Coloque o óleo e o azeite restantes, sem lavar a frigideira, e volte ao fogo até esquentar.

Repita a operação anterior com os medalhões restantes. Retire os medalhões da frigideira, transfira para a assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos.

Sem lavar a frigideira, acrescente o vinho branco e leve ao fogo baixo. Com uma colher de pau, esfregue o fundo da frigideira para que os resíduos da carne sejam absorvidos ao molho. Este processo é chamado deglaçar.

Apoie as pimentas-verdes sobre uma tábua e, com uma faca, pique grosso. Acrescente o conhaque, as pimentas-verdes e o creme de leite.

Deixe reduzir por cerca de 10 minutos, até que o molho comece a encorpar. Reserve.

Retire os medalhões do forno. Acrescente o líquido que se formou na assadeira ao molho de pimentas e misture bem. Distribua o molho quente no fundo de quatro pratos e coloque dois medalhões por porção.

Sirva imediatamente.

Receita do livro Panelinha – Receitas que Funcionam, de Rita Lobo
(Editora Senac São Paulo)