Topo

Bolo Concorde

Do livro "Panelinha - Receitas que Funcionam"
Imagem: Do livro "Panelinha - Receitas que Funcionam"

150 min

8 porções

Ingredientes

Para o bolo:

  • 250 grama(s) de açúcar de confeiteiro
  • 40 grama(s) de cacau em pó
  • 250 grama(s) de claras
  • 250 grama(s) de açúcar

Mousse de chocolate

  • 500 grama(s) de chocolate meio amargo
  • 450 grama(s) de creme de leite fresco
  • 120 grama(s) de claras
  • 80 grama(s) de açúcar

Modo de preparo

Para o bolo:

Recorte dois pedaços de 60 cm de papel-manteiga. Com uma caneta, desenhe 2 círculos de 20 cm de diâmetro em um dos pedaços do papel. No outro pedaço, desenhe apenas 1 círculo de 20 cm de diâmetro.

Cubra duas assadeiras retangulares grandes com os papéis desenhados. Sobre uma tigela, peneire o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó.

Na batedeira, bata as claras em velocidade baixa até começar a espumar. Junte um pouco do açúcar (normal) e continue batendo.

Quando formar picos moles, adicione o restante do açúcar (normal) aos poucos, sem parar de bater, até terminar todo o açúcar. Desligue a batedeira.

Adicione às claras em neve a mistura de açúcar de confeiteiro e cacau em pó, mexendo delicadamente com uma espátula.

Transfira o creme de claras para um saco de confeitar. Preencha os círculos desenhados no papel, fazendo um caracol em cada círculo.

Com o creme que sobrar, faça tiras de suspiro que servirão para enfeitar o bolo.

Leve as assadeiras ao forno para assar a 120 ºC (temperatura baixa) por 1 hora. O tempo de cozimento dos palitos é menor que o dos discos.

Verifique se estão prontos depois de 30 minutos. A temperatura do forno deve ficar bem baixa. Caso o seu forno seja muito forte, deixe a porta dele entreaberta.

Retire as assadeiras do forno e deixe esfriar.

Mousse de chocolate

Numa tábua, pique o chocolate ao leite. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao micro-ondas para derreter.

Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria: leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate.

A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar.

É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com água.

Na batedeira, bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly. Transfira o creme para uma tigela.

Para bater as claras em neve, lave e seque muito bem a tigela e as pás da batedeira. Coloque as claras na tigela e bata até obter picos moles.

Adicione uma parte do açúcar e continue batendo. Quando as claras estiverem mais duras, acrescente o restante do açúcar e bata até obter o ponto neve.

Adicione as claras em neve ao chocolate derretido e misture delicadamente com um fouet (batedor de arame) até obter uma mistura homogênea.

Junte o creme de leite batido e misture com uma espátula.

Receita do livro "Panelinha - Receitas que Funcionam", de Rita Lobo.
Editora Senac