Topo

Bife de Contrafilé com Manteiga e Ervas

Tadeu Brunelli/UOL
Imagem: Tadeu Brunelli/UOL

20 min

1 porções

Ingredientes

  • 1 bife(s) de contrafilé com 1,5 a 2 cm de altura
  • flor de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • 1/2 xícara(s) de chá de manteiga clarificada
  • 5 folha(s) de hortelã
  • 5 folha(s) de manjericão
  • 2 ramo(s) curtos de alecrim

Modo de preparo

Corte o bife de contrafilé com até 2 cm de espessura. Deixe em temperatura ambiente por cerca de dez minutos antes de preparar, enquanto aquece uma frigideira com um fio de óleo até começar a esfumaçar.

Misture a flor de sal com a pimenta moída em uma proporção de 2/1, respectivamente, e tempere o bife com essa mistura. Imediatamente após temperar, coloque o bife na frigideira bem quente. Sele cada lado da carne por cerca de dois minutos, até que ele fique com a marca da frigideira e forme uma pequena crosta por fora.

Vire o bife, repetindo o processo duas vezes de cada lado; o tempo total de cocção é de aproximadamente oito minutos. Ao final, retire o bife da frigideira e deixe-o descansar.

Coloque a manteiga clarificada na panela, adicione as ervas, um pouco da mistura de sal e pimenta e deixe fritar por cerca de 30 segundos: o suficiente para que a manteiga escureça, mas antes que as ervas percam muita cor. Fatie o bife e coloque em um prato, regando com a manteiga e as ervas.

DICA: A manteiga clarificada é um alimento sem a lactose e as toxinas da versão tradicional e é muito usada pela culinária indiana. A vantagem é que ela não queima. Para fazer em casa, aqueça a manteiga sem sal em fogo muito baixo por alguns minutos. Quando começar a se formar uma espuma branca, desligue o fogo. A espuma deve ser retirada e descartada. Espere esfriar e está pronta para usar.

Empório San Martin

Alameda dos Anapurus, 1705
Moema - São Paulo, SP
Tel.: (11) 2548-8572