Cervejas

Onde estudar as cervejas?

Cilene Saorin

Cilene Saorin

Colunista do UOL

Há tempos me perdi no mar de emails da minha caixa de entrada. Confesso que a ansiedade, que antes me invadia imaginando o dia em que conseguiria zerar as pendências, já em muito se esvaiu. Continuo a responder a longa lista, mas levará um tempo. Percebam que, descaradamente, vou fazer uso desse espaço para pedir sinceras desculpas às centenas de pessoas que tiveram suas mensagens não respondidas. E esse pedido se dará com a resposta à pergunta mais recorrente: onde estudar as cervejas?

Bom, existem excelentes opções de escolas cervejeiras e o primeiro e mais importante passo é decidir de que forma se quer atuar profissionalmente. Para melhor entender as áreas de atuação, leia a coluna anterior, sobre as características do trabalho como mestre-cervejeiro e como sommelier.

Para aqueles que desejam atuar na esfera industrial, como mestre-cervejeiro, abaixo segue uma lista de possibilidades, desde programas de graduação completo para iniciantes até cursos de atualização e aperfeiçoamento para profissionais que queiram ampliar suas competências e habilidades.

África do Sul: University of Johannesburg

Alemanha: Doemens Academy, Institute of Technology, VLB e Weihenstephan

Austrália: Edith Cowan University e University of Ballarat

Áustria: Osterreichisches Getranke Institut

Bélgica: Universite Catholique de Louvain e KaHo Sint-Lieven

Brasil: Centro de Tecnologia Senai-RJ

Canadá: Dalhousie University e Niagara College Teaching Brewery

Dinamarca: Scandinavian School of Brewing

Espanha: Escuela Superior de Cerveza y Malta

Estados Unidos: American Brewers Guild, Central Washington University, Cornell University, Master Brewers' Association of the Americas, Oregon State University, Siebel Institute of Technology, University of California – Davis e World Brewing Academy

França: Institut Français de la Brasserie et de la Malterie

Hungria: Budapesti Corvinus Egyetem

Irlanda: University College Cork

Itália: Università di Perugia e Università di Udine

Reino Unido: Brewing Research International, Brewlab, Institute of Brewing & Distilling, International Centre for Brewing & Distilling e University of Nottingham

República Tcheca: Institute of Chemical Technology

 

Para aqueles que buscam atuação na esfera gastronômica, como sommelier de cervejas, abaixo estão algumas escolas no mundo.
 
Alemanha: Doemens Academy

Brasil: ABS-SP e Doemens Academy & Senac-SP

Estados Unidos: Doemens Academy & Siebel Institute of Technology

Itália: Doemens Academy & Arte-Bier

 
Para toda a sorte de idiomas e acessibilidades, a única coisa que não se pode dizer é que não há lugar para estudar. Basta querer!

 
::FICHA TÉCNICA::
Bamberg Alt

Essa cerveja brasileira é uma bela versão inspirada na alemã Uerige Alt, produzida na cidade de Düsseldorf e que, à propósito, me faz lembrar muito um querido professor. De cor castanho-avermelhada, apresenta notas florais, frutadas e toffee-caramelo em amargor marcante com final de boca seco. Idealmente servida entre 6º e 8ºC, vai bem com carnes potentes.

País: Brasil
Teor alcoólico: 4,8%
Volume: 600 ml
Preço: R$ 13,00
Estilo: Altbier
Onde encontrar: www.rotaartesanal.com.br

Cilene Saorin

Cilene Saorin é mestre cervejeira graduada pela Universidad Politécnica de Madrid- Escuela Superior de Cerveza y Malta. Com mais de 20 anos de profissão, atua como consultora, sommelier e é presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerveja.

UOL Cursos Online

Todos os cursos