Cervejas

Viagem pelo mundo da cerveja: o saldo final

Cilene Saorin

Cilene Saorin

Colunista do UOL
  • Divulgação

Passados três meses, esse texto encerra minha temporada de colaboração semanal no caderno especial sobre cervejas do canal ‘Comidas e Bebidas’ do UOL. De verdade, gostei muito dessa experiência. Mesmo com o hábito de escrever para uma revista de gastronomia, esse exercício foi diferente e aprendi muito.

Sem dúvida, escrever é sempre um desafio. Mas acertar o alvo, ou seja, escrever de forma a despertar o interesse das pessoas, é um desafio ainda maior. Tanto mais quando se trata de um alvo tão amplo e diverso como são os leitores desse site. E também por propor um redesenho da imagem das cervejas, reapresentando essa bebida milenar às muitas pessoas que ainda guardam dela uma percepção de valor tão depreciada.

Na tentativa de enxergar melhor meu desempenho nessa tarefa, resolvi fazer uma pequena pesquisa de popularidade dos textos escritos por mim e apresentados aqui aos leitores. Recolhi os números normalmente facilitados por algumas redes sociais e, nessa análise, descobri que os textos mais buscados foram os que falaram do consumo pela experiência, das diferenças de atuação dos profissionais da cerveja e, nas entrelinhas, dos hábitos inteligentes de consumo.

O que podemos concluir disso? Partindo do princípio de que esses dados são confiáveis e demonstram, ao menos proporcionalmente, a realidade, primeiro diria que isso pode ser um reflexo do estágio em que estamos como país consumidor de cervejas. É certo que as pessoas estão mais e mais atentas aos temas ligados à bebida, mas a maioria delas ainda busca abordagens de iniciação e visão geral. Por enquanto, apenas pequenos nichos se interessam por leituras tecnicamente mais avançadas, como, por exemplo, em "Cerveja perfeita: o copo ideal para apreciar cada estilo da bebida" e "Cervejas e sobremesas: união que pode surpreender até os mais desconfiados".

Talvez a melhor lição dessa oportunidade seja aprender a escrever para todos, mantendo os olhos atentos a quem começa. Estamos no início de um longo caminho de educação do consumo e precisamos de um 'exército' de profissionais a serviço das cervejas atuando com ética, técnica e paciência. Porque a cerveja é uma bebida linda, pela história, pela filosofia, pela democracia, pela diversidade e pela versatilidade à mesa, dentre outras boas razões. Mas, principalmente, que deve ser apreciada com saúde!

 

::FICHA TÉCNICA::
Heineken

Muitos amigos gostam desse rótulo e eu também. Pela leveza, pelas notas frutadas, sobretudo lembrando banana, pelo amargor assertivo e refrescante. Mas também pelas mensagens promovidas através de suas recentes campanhas publicitárias. O filme ‘The Sunrise’ mostra um jovem que curte a noite intercalando cerveja e água. Quando amanhece: uma bela garota e uma história que começa.

País: Holanda (produzida também no Brasil)
Teor alcoólico: 5,0%
Volume: 355 ml
Preço: R$ 2,29
Estilo: International Pilsener
Onde encontrar: www.supermercadoelias.com.br

Cilene Saorin

Cilene Saorin é mestre cervejeira graduada pela Universidad Politécnica de Madrid- Escuela Superior de Cerveza y Malta. Com mais de 20 anos de profissão, atua como consultora, sommelier e é presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerveja.

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