Cervejas

Viajando o mundo em busca de cervejas

Edu Passarelli

Edu Passarelli

Colunista do UOL
  • Orlando

    Em férias, nosso colunista só viaja para destinos cervejeiros. E sua mulher, sempre o acompanha e às vezes, ainda precisa levar mala quase vazia para ele trazer mais cerveja para casa

    Em férias, nosso colunista só viaja para destinos cervejeiros. E sua mulher, sempre o acompanha e às vezes, ainda precisa levar mala quase vazia para ele trazer mais cerveja para casa

Quando comecei a me interessar pelas boas cervejas, elas eram artigo raro por aqui. Poucos eram os rótulos encontrados e a informação sobre elas era bastante escassa. E foi em busca de variedade e de conhecimento que passei a viajar.

A primeira delas foi para Santa Catarina, onde percorri diversas cidades de carro para conhecer cervejarias e profissionais do meio. Ali, descobri que tinha uma grande aliada para estas viagens: minha mulher.

Quando a convidei para passar 20 dias percorrendo o Estado, de carro, caçando cerveja, tinha certeza da resposta negativa. Mas, para minha surpresa, ela não só topou como também virou uma apaixonada pela bebida!

Nas férias seguintes, partimos para Europa. A ideia era conhecer cervejarias holandesas e belgas. De quebra, ainda visitamos algumas pela Espanha. Logo depois, já no Brasil, passamos por Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Quando sobra um tempinho, a gente faz a mala. Entre tantos embarques e desembarques, já passamos por França, Alemanha e Dinamarca. Mas, não dá para negar, a mais incrível das viagens foi para Bélgica. Nosso sonho era conhecer os monastérios trapistas produtores de cerveja. Foram 15 dias de pura emoção.

Tudo lindo e perfeito, mas devo confessar: nem sempre é tão fácil assim ter a mulher como companheira. Muitas vezes gasto toda a minha lábia para convencê-la de que, ao invés de um sapato ou uma bolsa nova, vamos levar uma garrafa no espaço da mala. E quando as franquias de bagagem permitem pouco peso? É um drama! Como fazer uma mulher montar uma mala pequena?

No último ano, tive a oportunidade de ir para Londres, na Inglaterra, conhecer algumas cervejarias. Tive que negar o convite, já que o sonho dela era conhecer a cidade. Exatamente nesta data ela não estaria livre para me acompanhar! Justo! Não fui sozinho, afinal de contas, são anos aguentando um marido que, em todas as férias, viaja em um único tema: a cerveja!

Edu Passarelli

Edu Passarelli é especialista em cervejas e autor do Blog Edu Recomenda. É dono de bar. E foi nesse mundo, em uma dia qualquer da década de 90, que provou uma cerveja especial. E não parou mais. Blog Edu Recomenda

UOL Cursos Online

Todos os cursos