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Produtos que não têm a menor necessidade de serem divididos por gênero

Do UOL

05/01/2017 16h50

A marca Proibida anunciou o lançamento da cerveja Rosa Vermelha Mulher --“uma cerveja delicada e perfumada, feita especialmente para você, mulher”, de acordo com anúncio publicado na terça-feira (3), na página da empresa no Facebook. A propaganda foi rapidamente criticada, gerando polêmica nas redes sociais.

“Obrigada, Proibida, finalmente vou poder beber cerveja, já que antes elas eram só para homem”, escreveu, ironicamente, uma mulher. Enquanto outra postou: “Vou comprar canudinhos cor-de-rosa para tomar. Onde será que tem um bar de mulher, com mesa de mulher, com cadeira de mulher, com maquininha de cartão para mulher, para a gente experimentar?”. O produto foi condenada até por homens: “Eu curto cerveja leve e perfumada. Só não sabia que eu era mulher, isso para mim é novidade”, brincou um.

Divisão de gênero

Enquanto a Proibida lança uma cerveja feminina, há um movimento que pretende acabar com as divisões de gênero. Lojas estão abolindo os setores por gêneros, um novo estilo unissex vem ganhando força nas passarelas e tem país que até criou um pronome pessoal para quem não quer ser nem ele nem ela

A gigante de moda britânica Selfridge's, por exemplo, inaugurou no início de 2015 um departamento "gender-neutral". A explicação foi que cada vez mais mulheres transitavam pelas araras masculinas e vice-versa. No ano passado, a marca de maquiagem Avon colocou homens e mulheres para estrelarem uma campanha.

Mesmo assim, muitas marcas ainda insistem nos produtos divididos por gêneros que, muitas vezes, chegam até a ser mais caros para as mulheres, por conta da chamada "pink tax" (taxa rosa, em tradução para o português), que encarece essas mercadorias "femininas". Abaixo, o UOL listou alguns produtos que, sem necessidade, foram divididos por gênero. Se lembrar de mais algum, escreva nos comentários.

  • Reprodução/Facebook/CervejaProibida

    Cerveja para mulher

    A embalagem da cerveja Proibida para mulheres é rosada, enquanto a versão Forte traz um rótulo preto e, segundo o anúncio, "vem com um sabor intenso e marcante", enquanto a feminina é "delicada e perfumada".

  • Divulgação

    Caneta feminina

    A BIC lançou a caneta "For Her" (para ela, em português) e virou até motivo de esquete do programa "The Ellen DeGeneres Show". No quadro, a apresentadora brincou, dizendo: "Nós estávamos usando canetas masculinas durante todo este tempo!".

  • Reprodução/Wallgreens

    Protetor auricular

    A rede americana Wallgreens vende tapa ouvido para mulher --rosas, claro. Enquanto a embalagem rosada é vendida por US$ 4,79, a azul sai por US$ 3,99 no site da loja.

  • iStock

    Lâmina de barbear

    A função é a mesma: raspar os pelos. No entanto, existem lâminas para homem e para mulher. Em comunicado para a Folha de S. Paulo, a empresa Gilette afirma que os produtos são diferentes. "Embora existam alguns elementos de tecnologia em comum, lâminas femininas e aparelhos de barbear masculinos são projetados para as necessidades específicas", informou a companhia.

  • Divulgação/Yogi Tea

    Chá masculino e feminino

    A marca americana de chás Yogi Tea lançou versões da bebida para homem e para mulher. O chá masculino é anunciado como "forte, doce e picante", já o feminino é vendido como "equilibrado, suave e criativo".

  • Divulgação/Banana Boat

    Protetor solar masculino

    Este protetor solar da Banana Boat, de fator 30, traz na embalagem o escrito "Triple Defense" (defesa tripla, em tradução para o português). Produtos masculinos costumam exaltar que são mais potentes.

  • Divulgação

    Pasta de dentes masculina

    Em 2016, foi lançado o creme dental Close Up White Attraction Men. Um anúncio no Facebook dizia: "Quem consome muito café e vinho sabe que esses produtos provocam manchas nos dentes. Closeup White Attraction Men é o primeiro creme dental desenvolvido especialmente para homens". Então quer dizer que mulher também não consome muito café e vinho?