Topo

Oito erros do MasterChef que vão ficar para a história

Do UOL, em São Paulo

17/12/2016 07h33

Tem pressão, tempo contado e precisa apresentar o prato perfeito. Não é fácil ser candidato ao prêmio de MasterChef, tanto que nem os profissionais se deram tão bem como todo mundo imaginava. 

Comidas cruas, desastres na confeitaria e confusão com ingredientes foram alguns dos erros mais bizarros das duas edições do programa neste ano. Confira:

  • Reprodução/YouTube/MasterChef Brasil

    Já no primeiro episódio

    A expectativa era grande para o "MasterChef: Profissionais", afinal, chefs formados seriam bem melhores que os cozinheiros amadores, certo? Não foi bem assim. No primeiro episódio, Fernanda pode não ter errado no prato, mas errou na Geografia e no conceito: o desafio era cozinhar uma corvina ao estilo mediterrâneo. A cozinheira entregou aos jurados o peixe acompanhado de purê de batata-baroa e presunto de Parma. A bronca foi imediatada: "Não tem nada de mediterrâneo no seu prato", disse Henrique Fogaça. Fernanda ainda tentou se defender falando que a batata-baroa é muito utilizada na França, o que foi negado por Jacquin, e que o presunto era da Espanha, quando na verdade, a região de Parma fica na Itália. A cozinheira acabou sendo eliminada por não cumprir as exigências.

  • Reprodução/YouTube/MasterChef Brasil

    Camarão sujo

    No "MasterChef" dos amadores, Pedro cometeu um erro imperdoável: serviu um camarão sujo. A prova era replicar três pratos escolhidos por Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin: ceviche de camarão, camarão no vapor com aioli e camarão recheado no forno. Pedro foi o pior na prova: além de não ter limpado o camarão servido no ceviche, ele ainda entregou o camarão no vapor seco e com o aioli mal preparado. O resultado foi a eliminação.

  • Reprodução/YouTube/MasterChef Brasil

    O desastre dos macarons

    A prova era de macarons, típico doce francês, mas ninguém acertou. O de Gleice foi tão horrível que Fogaça até falou que parecia mais um chiclete comestível, muito longe da estrutura e textura que o biscoitinho deveria ter: crocante por fora e macio por dentro. Apesar de todos os problemas, Gleice não foi eliminada. Gabriela saiu por não ter entregue o que foi pedido: três macarons com sabores e cores diferentes.

  • Reprodução/YouTube/MasterChef Brasil

    Caramelo emprestado

    Em uma nova forma de eliminação, a primeira prova de um dos episódios de "MasteChef: Profissionais" era bem simples: quem não conseguisse fazer uma escultura de caramelo estava direto na prova eliminatória. A escolhida pelos jurados foi Priscylla, que realmente não conseguiu fazer nada do que foi pedido, tanto que acabou pegando algumas sobras do caramelo de Dayse e apresentou em um prato. Ela não só foi para a eliminatória, como saiu do programa.

  • Reprodução/YouTube/MasterChef Brasil

    Peixe cru

    Peixe cru é servido em comida japonesa e ceviche, mas isso não significa que pode ser servido também em um prato normal. Em um episódio de "Masterchef" os participantes deveriam fazer um prato com robalo. E não foi só um peixe cru, foram dois: do Aluísio e da Lívia. Embora os dois não estivessem completamente cozidos, Lívia teve o pior resultado da noite e foi eliminada.

  • Reprodução/YouTube/MasterChef Brasil

    Suflê que não deu certo

    Mais uma prova eliminatória que não teve um resultado positivo foi a do suflê, no "MasterChef: Profissionais". Dário, Marcelo e Fádia deveriam fazer um suflê de chocolate, mas nenhum deles tinha a estrutura certa do prato. Marcelo apresentou um suflê que parecia um bolo, o de Fádia passou do ponto e o de Dário estava cru. No fim das contas, os jurados julgaram os pratos pelo sabor e eliminaram Fádia.

  • Reprodução/YouTube/MasterChef Brasil

    Sopa com café?

    No "Masterchef", que foi ao ar no início do ano, eles tiveram um desafio e tanto: fazer um prato que evidenciasse o café. Tentando ir além do convencional, Thaiana arriscou fazendo uma sopa de cenoura e tangerina. E onde entrava o café? Ela defumou a cenoura antes de cozinhá-la. Os jurados foram duros: não se defuma um ingrediente que depois será colocado em um líquido, porque todo o trabalho é jogado no lixo. O resultado foi uma sopa sem gosto de café que não era bonita nem agradável, segundo Jacquin.

  • Reprodução/YouTube/MasterChef Brasil

    A gema "perfeita"

    Em um desafio que todos os ingredientes eram restos de alimentos, Marcelo quis inovar e disse que ia fazer a gema perfeita. O ovo perfeito de fato existe e consiste em um ovo cozido a 65°C para ficar com uma consistência cremosa. Marcelo, porém, apresentou uma gema crua que recebeu muitas críticas de Jacquin: "Essa gema perfeita está crua. Acho que é a coisa mais ridícula que já vi nesse MasterChef. Você imagina servir isso aqui em um restaurante? Se imagina, a gente nunca vai trabalhar junto".