Topo

Frutas no Brasil: veja as comidas tradicionais para o Ano-Novo no mundo

Do UOL, em São Paulo

31/12/2016 07h03

Além de reunir família e amigos, celebrar a chegada de um novo ano é a oportunidade que muitos têm para tentar dar aquela ajudinha na sorte. No Brasil, por exemplo, muitos evitam comer aves (que ciscam para trás e, por isso, não levariam a vida de quem saboreia o prato para frente), e preferem carne de porco (que dizem trazer progresso), além de lentilha e frutas para atrair sorte. Aproveitamos para mostrar quais são as superstições alimentares em outros países. Quem sabe não dá para atrair ainda mais sorte com a ajuda delas?

  • Getty Images

    Oliebollen, na Holanda

    Essas "bolas de gordura" são bolinhos de massa bem fritos, cravejados de uvas passas e groselha. A lenda diz que quem comia o oliebollen sobrevia à ira de Perchta, uma deusa pagã que costumava abrir os estômagos dos membros de tribos rebeldes. Tudo porque a espada dela escorregava dos estômagos daqueles que comiam os donuts gordurosos.

  • Reprodução/greekweddingtraditions.com

    Vasilopita, na Grécia

    O alimento tradicional é apresentado em honra a São Basílio. A doçura do pão simboliza a esperança de que o novo ano seja preenchido com liberdade, saúde e felicidade para todos os que participam da ceia. Ao prepará-lo, o padeiro esconde uma moeda dentro da massa e, diz a lenda, que a pessoa que a encontra terá boa sorte.

  • Getty Images

    Chucrute com repolho, na Alemanha

    O prato com chucrute, repolho e costelinhas de porco só dá sorte se, antes de comer, a pessoa expressar o desejo de, no ano seguinte, dispor de tantos bens e dinheiro quantos fios de repolho que estão na panela. Além disso, os alemães têm o costume de deixarem na mesa os restos da ceia de Ano-Novo até o dia seguinte atrás de abundância e fertilidade para o novo período que começou.

  • Divulgação/Marco Zero

    Uísque, na Escócia

    A bebida típica está presente em vários pratos no Hogmanay, como é chamada a festa escocesa de Réveillon. O bolo de Ano-Novo é um dos atrativos da comemoração, sendo dado de presente a amigos e familiares. Nele, frutas secas são embebidas no uísque, dando um toque defumado ao sabor. A receita usa ainda uma mistura de especiaristas em pó composta por canela, pimenta, noz-moscada, cravo da índia, coentro e gengibre. Leia mais

  • Getty Images

    Barmbrack, na Irlanda

    Umas das comidas tradicionais da ceia irlandesa é o Barmbrack, um bolo embebido em licor e recheado com especiarias e uvas-passas. Após ser mordido três vezes pelo dono da residência, ele é arremessado contra a porta principal, afastando a fome daquela casa.

  • Getty Images

    Arenque em conserva, na Polônia

    O peixe é popular em vários países para festividades de Ano-Novo. Tanto que os poloneses normalmente desfrutam do prato à meia-noite da passagem de ano, juntamente com outros peixes defumados e em conserva. A ideia é que o alimento traga um novo ano próspero e abundante.

  • Getty Images

    Toshikoshi Soba, no Japão

    O prato feito com o longo macarrão de trigo sarraceno quer dizer ?soba da passagem do ano?, simbolizando vida longa. Também é uma forma de se despedir do período que passou, saudando o novo ciclo. Tanto que os japoneses comem o prato à meia-noite, bem na véspera do Ano-Novo. Costuma ser servido gelado.

  • iStock

    Feijão, na Argentina

    Nossos hermanos comem o prato logo depois da meia noite, na esperança de que a comida vá ajudá-los a manter o emprego ou encontrar uma nova e melhor ocupação no próximo ano.

  • Getty Images

    Uvas, na Espanha

    Quando o o relógio atinge meia-noite na véspera de Ano Novo, o espanhol come rapidamente 12 uvas, uma por vez, representando cada mês do novo ano. Uvas doces representam bons meses e as de sabor azedo representam um mês mais complicado.

  • Getty Images

    Ovo, em El Salvador

    Essa não é bem para comer. Um minuto antes da meia-noite na véspera de Ano-Novo, os nativos quebram um ovo em um copo e deixam na janela até a manhã seguinte, quando vão conferir qual "imagem" foi formada, deduzindo como será o próximo ano.