Topo

Quer dicas? Eles passaram mal de raiva e contam como treta na web é bobagem

Natália Eiras

Do UOL

11/01/2017 12h38

Em tempos de cenário político tão instável, as discussões nas redes sociais são quase inevitáveis. Amigos, familiares, companheiros de trabalhos...muitos deles viram inimigos caso a opinião seja diferente. Você já ficou irritado e não digeriu uma discussão que teve na web? Quer tentar parar com isso?

A receita mágica pode não existir, mas muitos já conseguiram parar de ficar irritados por tão pouco. O UOL falou com algumas pessoas que cansaram de "tretar" no Facebook e contam o que sentiam, como foi a decisão de parar e as estratégias utilizadas. Teve quem achou que estava tendo até síndrome do pânico! Mas conseguiu parar de tretar e está bem.

André Lobato, 22, administrador público, só vê feed de notícias no celular

André Lobato - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
André Lobato, 22, evita ver notícias no trabalho
Imagem: Arquivo Pessoal
"Curto páginas e grupos relacionados a política. Sou administrador público e meu estudo e trabalho estão relacionados aos governos. O objetivo(dos debates) era me manter informado, mas também de discutir. Gastava muito tempo, e me distraia muito ao criticar os que eu discordava, trazer argumentos, ler e reagir ao comentários dos outros... E a discussão quase nunca chegava a lugar nenhum. Nas redes sociais, as pessoas não têm como ver o tom de voz, postura e outras coisas essenciais na comunicação em uma boa discussão. Decidi gastar cada vez menos energia com isso. O Facebook distrai e te dá a falsa impressão de que aquela discussão é produtiva politicamente. As pessoas não têm o respeito, o compromisso com a verdade, e o diálogo da maneira necessária em uma discussão pessoal. As redes sociais têm seu valor, mas são limitadas e não substituem o olho no olho. Hoje, quando vejo algo (não só de política) na internet que me dá vontade de me envolver, me questiono várias vezes se faz sentido gastar meu tempo e foco com aquilo. Se a pessoa me irritar muito, só cancelo a assinatura do feed dela. Eu inclusive uso um plugin que eu só consigo ver meu feed de notícias no celular, enquanto no computador não, para não distrair. Quando é uma pessoa que eu me importo muito, e vejo ela dizendo algo que me faria brigar em público, respiro fundo e chamo para conversar inbox ou pessoalmente. O resultado tem sido menos estresse na internet, menos quantidade de conversas, mas com mais qualidade. Recomendo a todos."


Renata Maria de Matos, 25, estudante, teve até taquicardia e foge da tela

"Brigo na internet desde antes do Orkut, mas tive que parar de brigar no Facebook por causa da exposição. Para lidar com a 'abstinência', eu comento em posts que estão sendo bem comentados. Antes brigar no Facebook era um prazer, hoje em dia me desgasta muito. Agora tenho tempo para ler mais coisas e o serviço de casa está sempre em dia (risos). Antes eu chegava em casa, sentava no computador e ficava até de madrugada discutindo com os outros. Isto quase todos os dias. O que me fez parar de arranjar treta foi quando, em um grupo que eu estava, uma participante postou um print inapropriado e gerou desconforto em outros membros. Aí houve uma ameaça implícita de exporem o conteúdo do grupo ao público. Durante toda essa discussão fiquei com a respiração pesada, taquicardia. Achei que ia ter um ataque do pânico. Nisso, eu vi que não era uma boa ficar arranjando treta no Facebook porque nunca sabemos até onde a outra pessoa pode ir. Por isso, comecei a sair de grupos com temas polêmicos ou que possuíssem membros cujos posts me irritassem. Exclui parentes e comecei a controlar um pouco as coisas que publico. A melhor solução que encontrei foi fazer um perfil para deixar colegas e parentes e outro, fechado, só com gente que eu conheço mesmo. Voltei aos grupos, mas quando vejo uma postagem que me ferve o sangue eu respiro, conto até 3 e deslizo a tela."

Hosana Fernandes, 19, estudante, parou de seguir páginas e evita briguentos

"Nunca fui muito de brigar. Sempre tentei entender os dois lados e ser o mais paciente possível, só que ser paciente desgasta tanto quanto brigar. Ainda assim, eu estava disposta a tentar mais uma vez até acontecer uma discussão no grupo da minha sala, onde todo mundo começou a se ofender pesado e eu me sentir pessoalmente atingida e triste por todo mundo estar brigando. Nesse dia eu chorei muito porque gostava da minha turma e agora todo mundo se detestava, saí do grupo e tudo. Quando nos vimos novamente, tava todo mundo muito desgastado e mal olhando na cara um do outro. Essa situação ficou assim por mais de um ano. Depois disso, eu não discuti com mais ninguém. e evito na vida real. Não sinto falta, apesar de às vezes eu saber que a situação exige um pulso mais firme. Parei de seguir muita página no Facebook e muita gente também, para evitar criar pilha errada mesmo."