Topo

Haja paciência: 10 situações que irritam muita gente no restaurante

Getty Images
Imagem: Getty Images

09/01/2017 19h27

Talvez você só quisesse matar a fome no intervalo do trabalho, reunir a família toda para almoçar no fim de semana ou ter um jantar romântico com seu crush, mas de repente você se vê amaldiçoando todos no restaurante. Tudo porque há casos que tiram qualquer um do sério na hora de comer.

Listamos abaixo dez deles. Por quais você já passou?

  • Salada viva

    Você tenta ser saudável e enche o prato de salada no restaurante por quilo, mas lá pela terceira ou quarta garfada dá de cara com algum bichinho passeando pelo prato. Não tem estômago que aguente! Fuja de lugares assim: sua saúde agradece.

  • Horas de espera

    A tecnologia de hoje até ajuda, com aqueles aparelhos que vibram quando sua vez na fila chegou. Mas a verdade é que é bem frustrante chegar a um restaurante e ouvir que a espera será de duas horas, mas que você pode pedir um drinque no bar. Afinal, a casa quer mais é que você gaste ali. Se você já sabe que aquele estabelecimento sempre tem uma espera longa, é melhor ir preparado para aguardar com paciência -ou escolher outro lugar para sua refeição.

  • Poder de invisibilidade

    Você chama por ele, estica o braço, se esgoela e nada! Em algumas vezes você até tem certeza que o garçom te viu, mas em seguida virou o rosto e seguiu na direção contrária à sua mesa. Ser aparentemente invisível é uma das reclamações frequentes de clientes de restaurantes.

  • Os indecisos na fila do quilo

    Você está com fome, a comida está logo ali, mas, aparentemente, a pessoa mais indecisa do mundo está na sua frente. Você não consegue fazer seu prato simplesmente porque o colega da fila não está pronto para escolher entre arroz branco, integral ou sete grãos. Pior quando ele vai e volta na fila, porque se lembrou do tomatinho cereja lá do começo do bufê.

  • Peixe aos vegetarianos

    É rotina na vida de quem é vegetariano chegar a um restaurante, explicar que não come carne e ouvir de volta "temos um peixe ótimo, você vai adorar", como se peixe fosse uma categoria à parte e não um tipo de carne.

  • Gente que guarda lugar

    No horário de pico do restaurante, você monta seu prato no bufê e, na hora de sentar, não acha lugares disponíveis. Pior: aquelas mesas que de longe pareciam vazias estão tomadas por celulares, bolsas ou o bom e velho crachá da firma, para guardar o lugar de quem ainda está pegando comida.

  • Mesas próximas demais

    Para conseguir acomodar mais gente, alguns restaurantes entulham o salão com mesas tão próximas que você vai conseguir ouvir a "DR" do casal ao lado e saber tudo que a dupla de amigas da outra mesa está planejando para o final de semana. Difícil mesmo é conseguir conversar com quem divide a mesa com você, no meio de tanta conversa paralela.

  • Crianças correndo entre as mesas

    Crianças têm energia de sobra, o que é perfeitamente compreensível. Mas a falta de um espaço apropriado para a diversão dos pequenos muitas vezes incomoda outros clientes que só queriam jantar em um clima de sossego. Pior quando os pais fingem não ver os rebentos derrubando tudo e atropelando garçons enquanto correm pelo salão.

  • Comida que demora uma vida

    É verdade que a fome deixa qualquer um impaciente, mas há situações em que a espera pelo prato realmente bate recordes pela demora. Os motivos variam de um restaurante muito cheio, alguém não ter anotado o seu pedido corretamente ou mesmo porque a vida quer testar o seu nível de paciência. Se você já sabe que vai demorar para aquele seu prato chegar, vale apostar em entradinhas ou nos pãezinhos do couvert.

  • Oi, sumido!

    Quem nunca experimentou a angústia de pedir a conta e perceber que o garçom desapareceu para todo o sempre (ou quase isso)? O cliente fica naquela situação em que não sabe se pede algo mais para petiscar, porque já está até ficando com fome de novo, ou se levanta para ir embora, na tentativa de chamar a atenção de alguém.