Topo

Histórico

Casa de Viver

Vai reformar? Temos dez dicas para você não enlouquecer

Casa de Viver

19/07/2017 04h00

Já ouviu falar que obra é mais estressante do que separação? Atenção às dicas abaixo para evitar a sofrência! Foto: Getty Images

Contratar um arquiteto ou um engenheiro para uma obra não é um luxo. É uma necessidade e, muitas vezes, uma economia. Derrubar uma parede pode ser mais arriscado do que você imagina. Além disso, um profissional ajuda no planejamento, fundamental para você não pirar com uma obra. E, como estamos preocupados com a sua sanidade, listamos 10 dicas para sua obra não ser um trauma na sua vida. Vamos lá:

1. Precisa planejar, não tem jeito! Antes de qualquer obra, tenha um bom planejamento. Qual área será reformada, o que você pretende fazer, se vai haver reformas estruturais ou somente embelezamento, qual o valor que pretende gastar etc. Após o planejamento, é hora de fazer o projeto.

2. Escolha de materiais antes da primeira marretada. Defina tudo! Se for reformar banheiro ou cozinha, já resolva o que você quer antes de começar a quebradeira: louças, bancadas, revestimentos, metais, eletrodomésticos, cores das tintas etc.

3. Prefira uma equipe. A melhor coisa é ter uma equipe que tenha um mestre de obras. Chamar separadamente um eletricista, um pedreiro, um gesseiro, um pintor… Xiii! Isso não dá certo! Fica um empurra-empurra de responsabilidades que não tem fim.

4. Anote os gastos, sempre! Já ouviu falar que reforma sempre sai mais caro do que o planejado? Evite isso calculando tudo! Uma planilha bem feita evita surpresas futuras.  Acabar o dinheiro no meio da obra é o mais desagradável em uma reforma.

5. Compare laranjas com laranjas. Pesquise, mas não se deixe enganar. Desconfie de um produto que custa a metade do preço de um similar. Veja se tem a mesma qualidade e cheque as especificações. A durabilidade é imprescindível! Imagine ter que trocar um piso depois de instalado?

7. Pague os profissionais de acordo com o cronograma. Isso  é fundamental para que haja organização e sua obra fique pronta no prazo estabelecido. Por isso, vá pagando as pessoas conforme elas entregam as etapas prometidas.

8. Não mude projeto no meio da obra. Mudança de projeto no meio da obra é a principal causa de atrasos e aumento de custos. Se você pensou bem no que queria, a não ser que descubra uma real necessidade de mudar de ideia, siga em frete com o projeto inicial.

9. Proteja pisos e móveis. Não tenha preguiça. Arrumar uma coisa e estragar outra é frustrante e sai caro. Faça que entre no orçamento a proteção permanente de todos os pisos e móveis existentes com materiais adequados para cada caso. Essa proteção tem que ser trocada continuamente (desde proteger maçanetas com fita crepe a forrar cada cantinho do chão e dos rodapés). Fique de olho nisso, pois, por mais competentes que sejam os profissionais contratados, nunca ninguém prezará pelas suas coisas melhor do que você.

10. Se a obra for imensa, melhor sair de casa. Quando a reforma é grande, pense friamente se você vai, mesmo, conseguir ficar na casa. Não há humor que aguente viver sem banheiro ou no meio de muito pó. Às vezes, por mais que pareça caro, é mais fácil alugar um imóvel de temporada ou ir para a casa de amigos e parentes durante a reforma. A obra anda mais rápido e você pode economizar com isso.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver