Topo

Por que Anitta levar maquiador e fotógrafo nas férias importa?

A photo posted by euanitta (@anitta)

on

Adriana Nogueira

Do UOL

12/01/2017 17h28

Além de um arsenal de biquínis maravilhosos, a cantora Anitta levou para suas microférias —como ela mesma definiu—, em um resort de praia em San José del Cabo, no México, o maquiador Renner Souza e o fotógrafo Eduardo Bravin, segundo notícia publicada pelo jornal "Extra".

O resultado tem sido fotos dignas de capa de revista em seu perfil no Instagram. O fato de a cantora não abrir mão de uma aparência não menos do que perfeita em seu período de descanso deixa uma pergunta no ar: que influência esse comportamento pode ter em seus jovens fãs?

Anitta entre o maquiador Renner Souza (à esquerda) e o fotógrafo Eduardo Bravim (à direita) - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Anitta entre o maquiador Renner Souza (à esquerda) e o fotógrafo Eduardo Bravim (à direita)
Imagem: Reprodução/Instagram
"Quando alguém como ela -que é referência para muitos jovens-- não se permite relaxar sobre a aparência nem nas férias, passa a mensagem de que a imagem é muito importante", afirma a psicóloga Roseli Caldas, que é também doutora em psicologia escolar e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Um fã da Anitta que, ao contrário da cantora não tenha recursos para manter a aparência sempre impecável, pode ficar com a impressão de que não tem valor algum como indivíduo, segundo Roseli.

A psicóloga reconhece a importância da beleza para a carreira de Anitta, mas diz que, mesmo uma personalidade como ela, deveria se descolar da imagem pública, pelo menos, de vez em quando. "Que pesado ter de estar arrumada o tempo todo, dentro da água, com o cabelo molhado!"



De acordo com Roseli, essa valorização da aparência vem causando impacto não só emocional, mas também na saúde de crianças e adolescentes. "Conversando com uma médica do Hospital das Clínicas de São Paulo, soube que têm sido frequentes os casos de bulimia e anorexia em pacientes com nove, dez anos. Já estamos vendo crianças com medo de engordar."
A psicóloga e psicanalista Gabriela Malzyner diz que pode parecer exagero, mas os jovens fãs da cantora, muitas vezes, não percebem a produção por trás de uma foto e tomam aquela imagem como um padrão a ser perseguido.
Gabriela -que também é mestra em psicologia clínica-- ainda fala que a sociedade vive tempos confusos nos quais é difícil perceber quando estão tentando nos vender, como um ideal de beleza. "As jovens mulheres ficam oprimidas por uma beleza que não é real. Como se todo mundo pudesse ter a mesma aparência, esquecendo que cada indivíduo é único."

A photo posted by euanitta (@anitta)

on

Micro férias... te mereço?! Que lugaaar

A photo posted by euanitta (@anitta)

on