Publicidade

Saiba como reduzir o consumo de energia do ar-condicionado no verão

José Carlos Mora, professor da Faculdade de Engenharia da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), explica como reduzir o consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado no verão.

Fotolia
Aprenda a reduzir o consumo de energia do ar-condicionado
Aprenda a reduzir o consumo de energia do ar-condicionado

*

SEM BRECHAS
Mantenha as portas e janelas do ambiente que será refrigerado bem fechadas. Caso contrário, o ar quente pode entrar e o aparelho vai gastar mais energia para resfriar o local. O mesmo cuidado vale para aparelhos portáteis. É preciso vedar bem o entorno do tubo de escape, que fica para fora da janela, para que o ar frio não saia do ambiente.

TEMPERATURA CERTA
Mantenha a temperatura do aparelho entre 23 e 25 graus. Colocá-la abaixo disso vai fazer o ar-condicionado trabalhar mais para adaptar o ambiente ao "clima de montanha" desejado. Deixe o aparelho no modo automático para que detecte a temperatura do ambiente e trabalhe apenas o necessário, em vez de resfriar sem parar.

AR LIVRE
Coloque a unidade de ventilação e de troca de calor em um lugar arejado. Se ficar em um lugar fechado e quente, o aparelho terá muito mais trabalho para realizar a troca de ar e retirar o calor do ambiente. Limpe bem o filtro do aparelho. Caso esteja sujo, ele vai dificultar a passagem de ar.

POTÊNCIA IDEAL
Para escolher o aparelho certo, descubra a carga térmica e o tamanho do ambiente no qual será instalado. Se for colocado em um espaço maior do que é capaz de arrefecer, vai consumir muito mais energia para realizar o trabalho e pode não ser eficaz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade