Topo

Tem que pôr o discurso em prática, diz atriz que bombou com foto de biquíni

Atriz e youtuber Mariana Xavier posta foto de biquíni no Instagram e escreve: "Bonito é ser feliz" - Reprodução/Instagram/@marianaxavieroficial
Atriz e youtuber Mariana Xavier posta foto de biquíni no Instagram e escreve: "Bonito é ser feliz" Imagem: Reprodução/Instagram/@marianaxavieroficial

Bárbara Stefanelli

Do UOL

11/01/2017 18h08

A foto despretensiosa que a atriz e youtuber Mariana Xavier, a Marcelina dos filmes “Minha Mãe é uma Peça”, postou de biquíni na praia em seu Instagram, nesta terça-feira (20), acabou repercutindo muito mais do que ela imaginava. “Estou muito surpresa com toda essa repercussão agora, porque esse é um movimento que já começou há alguns anos. Acho que, de um tempo para cá, essa coisa de autoaceitação tomou uma proporção muito grande”, diz Mariana, em entrevista ao UOL.

Em 2014, ela, inclusive, já havia feito um ensaio fotográfico ao lado das atrizes Fabiana Karla, Cacau Protásio e Simone Gutierrez, em que todas apareciam de roupa de banho. Mas, na época, não teve tanta repercussão nas redes sociais, como hoje. A comediante ainda conta que seu sonho é ter uma linha de moda praia plus size (“Acho que esse é um mercado muito grande e carente”).

Para a atriz, que também tem um canal no YouTube chamado “Mundo Gordelícia”, onde posta vídeos relacionados ao seu cotidiano, a repercussão se deve ao fato de que as pessoas continuam muito carentes de representatividade (“De gente que encoraje o amor próprio”) e, por isso, quis publicar a foto de biquíni. “Não adianta só ter um discurso e não colocá-lo em prática. É muito bacana dizer ‘aproveite o verão’ e não se expor. Acho que vira hipocrisia.”

Mariana Xavier (dir.) ao lado de Paulo Gustavo, em cena do filme "Minha Mãe é Uma Peça 2" - Reprodução/Minha Mãe é Uma Peça 2 - Reprodução/Minha Mãe é Uma Peça 2
Mariana Xavier (dir.) ao lado de Paulo Gustavo, em cena do filme "Minha Mãe é Uma Peça 2"
Imagem: Reprodução/Minha Mãe é Uma Peça 2

Menos críticas
De uns tempos para cá, Mariana percebeu tanto esta mudança de comportamento em relação às mulheres obesas que, inclusive, apontou que a maioria dos comentários na foto são a elogiando --apesar de ainda existirem muitos “haters” na internet. “Acho que, há algum tempo, essa reação teria mais tendência para o negativo do que para o positivo. E a maioria dos comentários que recebi foi positiva.”

Para as mulheres mais gordinhas que ainda não chegaram neste grau de autoestima, ela aconselha buscar referências que sejam mais próximas da realidade delas. “Não adianta ficar olhando foto de mulher magra e querer ser igual. Tem que se aproximar e seguir pessoas que façam a gente se sentir melhor, não pior.”

Se a sua cabeça não estiver bem, não vai ter manequim que a deixará realizada
Mariana Xavier

A comediante também diz que sua bandeira não é a de fazer apologia à obesidade. “Procuro ser uma gordinha muito saudável. Faço academia. Mas, mesmo assim, tem muita gente que disfarça o preconceito em uma suposta preocupação com a nossa saúde." E finaliza: “As pessoas têm mania de achar que gordo é necessariamente doente e que magro é saudável. Só que tem um monte de gente que não engorda, aí come um tanto de besteira e fica com as taxas de glicose e diabetes lá na altura. Então uma coisa não tem muito a ver com a outra”.