Topo

Histórico

Casa de Viver

Pendente, luminária, abajur: como escolher cada um e onde colocar?

Casa de Viver

14/08/2017 14h53

Na semana passada, falamos da escolha certa de lâmpadas, mas e os lustres, luminárias, abajures e a infinidade de modelos que há no mercado? São dicas de como escolher que vamos dar hoje. E você pode comprar lindas peças de diferentes preços: as pintadas, em diversas cores, com custo mais acessível, ou feitas com metais nobres, como aço corten, cobre, latão, entre outros, com custos mais elevados. Tem os com pedras, cerâmica e até concreto!  As luminárias ajudam a criar pontos de destaque e dão o charme que o ambiente precisa. Por exemplo, em um ambiente industrial rústico, fica ousado e chique ao colocar uma luminária em latão que quebra a frieza do concreto. Elas se dividem conforme a localização de uso.

 

Teto – Pendentes e lustres.

Os pendentes possuem uma iluminação mais focal. Normalmente, com uma lâmpada só e direcionada para baixo. São mais utilizados para iluminar mesas de jantar e bancadas.

Vários pendentes sobre bancada de madeira. Divulgação/Denise Barreto Arquitetura – Casa Cor 2017

Já os lustres são mais elaborados, tem mais detalhes, várias lâmpadas e produzem luz mais difusa. Usados para iluminação geral. Ficam lindos para dar destaque num hall com pé direito duplo, sobre mesas de jantar ou dormitório. Tome cuidado para que o lustre não fique desproporcional ao tamanho do ambiente. Atualmente são muito usados em pares.

Lustre no centro da mesa de jantar. Divulgação Ana Lúcia Siciliano Arquitetura

 

Paredes – Arandelas e balizadores

Elas são muito funcionais e charmosas. Usadas com uma luz mais pontual, para destacar um objeto, ou mais difusa, para iluminação geral. São usadas tanto para áreas internas quanto externas. O que diferencia é o material de acabamento e o tipo de lâmpada . As arandelas ficam muito legais em hall de entrada, iluminando portas e portões, lavabos, em quartos substituindo os abajures, em banheiros ao lado do espelho e mesmo nas salas como peças decorativas.

A elegância das arandelas! Divulgação/Bruno Carvalho Design – Mostra Modernos e Eternos

 

O balizador é uma ótima dica para iluminar caminhos e corredores, podem ser embutidos ou externos. O efeito fica lindo!

Nesta foto temos uma infinidade de tipos iluminação. Destacamos dois tipos de balizadores de paredes: um tipo ao lado da televisão e outro na parede lateral da copa. Divulgação: Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores

Piso – Coluna e balizador

Luminárias de piso podem fazer grande presença no espaço, com grandes cúpulas, como podem ser mais discretas com um design slim, vai depender do que o seu projeto pede. São ótimas para darem ponto de destaque de leitura, para o sofás, poltronas, mesas de jantar e criados mudos.  Uma das vantagens deste tipo é sua mobilidade, fácil de levar para um local ou outro, só é necessário um ponto de tomada.

Maravilhosa luminária de piso. Apesar de querermos destacar nesta foto a luminária de piso, não podemos deixar de observar a beleza da arandela! Divulgação/David Bastos Arquitetos – Mostra Modernos e Eternos

Há, também, os balizadores de piso, que ajudam a destacar um caminho a ser percorrido, são mais utilizados em área externa.

 

Mesa – Abajures

Luminárias de mesa são as peças onde encontramos as maiores diversidades: as opções de tamanhos e usos são muito grandes. Como as de chão, com apenas uma tomada você pode levar para onde quiser.  Normalmente usadas em mesas laterais para criar pontos de leitura, em aparadores para iluminar uma peça específica ou mesas de trabalho e estudo, também podem ser usadas ao lado de bandejas de bebida para dar um toque ou como uma peça decorativa.  Então liberte sua imaginação e se jogue!

Abajur complementando a decoração. Divulgação/Olho Interni – FOTO DIREITA: Luminária de mesa com base de concreto. A luz embutida na base, aparece refletida na cúpula de vidro. Divulgação/André Carício e Beatriz Dutra Casa Cor São Paulo

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver