IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Jamie Oliver planeja fechar seis restaurantes no Reino Unido

Reprodução
Imagem: Reprodução

Thomas Seal

06/01/2017 14h04

(Bloomberg) -- O famoso chef britânico e defensor de alimentos saudáveis Jamie Oliver planeja fechar seis de seus restaurantes italianos no Reino Unido em meio à desvalorização da libra esterlina, que se enfraqueceu após o Brexit e aumentou os custos de estabelecimentos que já sentiam o impacto da falta de clientes.

Os restaurantes em Aberdeen, Exeter, Cheltenham, Richmond, Tunbridge Wells e Ludgate Hill, em Londres, fecharão as portas no primeiro trimestre, disse um porta-voz por e-mail.

O anúncio é mais um sinal das pressões sobre as empresas causadas pela queda da libra esterlina desde junho, quando o referendo do Brexit foi realizado. O aumento dos custos de ingredientes como o azeite de oliva italiano tornou as unidades "bastante insustentáveis", disse o porta-voz.

"Como todo dono de restaurante sabe, este mercado é difícil, e as pressões do pós-Brexit e as incertezas pioraram as coisas", disse o presidente da rede, Simon Blagden, em comunicado.

Expansão para outros países

Os restaurantes que estão sendo fechados representam menos de 5% das vendas e do total de funcionários da rede. A empresa disse que irá buscar postos alternativos para os 120 empregados afetados.

Oliver ainda planeja abrir outros 22 restaurantes italianos fora do Reino Unido neste ano, expandindo unidades em países como Austrália, Brasil e Rússia. Ele também vai abrir duas novas churrascarias Barbecoa no mercado britânico.

O negócio "vai muito bem" de uma maneira geral e encerrou 2016 com crescimento nas vendas no conceito mesmas lojas e aumento do número de clientes, disse Blagden.

Jamie Oliver vira garoto-propaganda de comida congelada

TV Folha