Topo

Histórico

Casa de Viver

Como distribuir quadros nas paredes? Temos dicas simples e eficazes para você

Casa de Viver

31/07/2017 04h00

A gente sabe da dificuldade que as pessoas têm para pendurar quadros. Vamos resolver isso? Para começar, uma dica para lembrar sempre: melhor um quadro mais baixo do que alto demais. Se está em dúvida, coloque-o mais para baixo. Além de poder subir o quadro após a instalação e não ver o furo da parede, fica melhor do que muito alto.

Altura ideal: os quadros devem ficar na altura dos olhos. Essa altura é de 1,60m no eixo do quadro. Caso faça uma composição de quadros e tenha quadros maiores e menores, basei-se no eixo do quadro maior.

Altura Ideal – Divulgação/ TRiART ARQUITETURA

Colocação em linha: uma solução tranquila para quadros de diferentes tamanho é colocá-los em linha. Imagine uma linha e utilize-a como guia. Essa linha pode estar por cima dos quadros (como se estivessem pendurados nela), abaixo deles (como se estivessem apoiados) ou exatamente no eixo de todos eles.

Alinhado por cima e por baixo. Divulgação/Marília Veiga Decoração de Interiores

 

Alinhado pelo centro.  Divulgação/Marília Veiga Decoração de Interiores

Acima dos móveis: esse é o mais difícil de ter uma regra. Certos profissionais orientam a colocar de 25m a 30cm acima do sofá ou aparador, mas isso vai depender muito do tamanho do quadro ou do conjunto de quadros que serão colocados. Portanto, nesse caso, é melhor usar o bom senso. Sigam as fotos e se orientem por elas, fica mais fácil.

Quadros acima de Móveis – Divulgação/ Mari Oglouyan

A partir de um centro imaginário: os quadros também podem ser dispostos de forma aleatória, ao parecer que estão soltos, mas na verdade possuem um centro de onde os quadros se expandem. Essa forma de organização é mais moderna e despojada, onde você pode brincar com diferentes tipos de imagens, tamanhos… Aquele famoso "tudo junto e misturado" que dá muito certo.

Quadro a partir de centro imaginário – Divulgação/ Meyer Cortez

 

Colocação em malha ou grid: um agrupamento de quadro em malha possui uma forma mais racional e organizada. A partir de vários quadros de um mesmo tamanho e equidistantes um dos outros. Quando os quadros se agrupam, muitas vezes parecem um único quadro, isto ajuda a dar sensação de maior amplitude ao ambiente.

 

Colocação em malha ou grid – Divulgação/David Bastos Arquitetos

 

 

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver