Receitas

A carne tá cara? Vai de sardinha! Veja como comprar, limpar e preparar

Do UOL, em São Paulo

02/11/2015 07h00

Elas são baratas, saborosas e sim, podem ser consideradas muito chiques: as sardinhas, em latas ou frescas, são um ingrediente que vale a pena ser melhor explorado. O peixe é uma opção saborosa para todo tipo de preparo: assada, frita, em patê e até em risotos.

A fama de peixe de segunda linha é bem injustificada. "Infelizmente, esse é um preconceito que nasceu por ser um peixe muito barato, o que faz com que a sardinha acabe sendo considerada 'comida de pobre'", explica Camila Landi, professora de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenize. "Ela é muito consumida em Portugal, e tida como iguaria nas mesas lusitanas."

Então, perca o medo (e o preconceito) com o ingrediente e descubra como prepara-lo como se deve. Você pode se surpreeneder com o resultado...

  • Imagem: Thinkstock
    Thinkstock
    Imagem: Thinkstock

    Como comprar sardinhas

    Como todo peixe fresco, é preciso observar olhos (não podem parecer embaçados ou ter traços de sangue) e escamas (não podem se soltar facilmente). A barriga do peixe precisa estar firme ao toque e as guelras, bem vermelhas. Preste atenção também ao odor: ele deve ser neutro.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    E tudo bem comprar sardinha em lata?

    Segundo Camila Landi, nenhum problema em preferir a versão em conserva. "A lata nada mais é do que um método de conservação que aumenta a durabilidade do alimento." Algumas versões dos enlatados, com molhos, podem ser mais calóricas. É preciso ficar bastante atento a data de validade do produto, assim como o local de conservação e estado da lata.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Limpando

    Para preparar a sardinha fresca, primeiro limpe-a bem em água corrente. Retire as escamas indo do rabo à cabeça. Em seguida, retire a cabeça, delicadamente. Retire suas vísceras e a espinha central, fazendo um corte pela barriga. Lave novamente em água corrente. Retire suas espinhas e pronto: tudo certo para começar a cozinhar

  • Imagem: Elvis Fernandes/Divulgação
    Elvis Fernandes/Divulgação
    Imagem: Elvis Fernandes/Divulgação

    Preparos clássicos

    Existem diversas maneiras de preparar a sardinha: frita, assada, grelhada na brasa... Um método tradicional e muito saboroso para fazer o ingrediente é o escabeche, quando o peixe é marinado em vinagre e temperos. As sardinhas também podem ser transformadas em patê ou ainda servidas com molho de tomate.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo