Receitas

Aposte na beterraba: veja como comprar e preparar este ingrediente versátil

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

10/11/2015 10h36

Ela pode ser servida quente ou fria, tem cor chamativa e potencial para virar muito mais do que mera salada: a beterraba é um ingrediente que merece ser melhor explorado. Se bem preparada, ela rende pratos maravilhosos, com leve toque açucarado.

A beterraba não se limita a aparecer ralada e crua na salada, ao lado de cenouras. Há quem faça uma versão colorida de homus (pasta à base de grão-de-bico) com a raiz, e que aproveite o vegetal para tingir risotos e tapiocas. Até as folhas da beterraba são comestíveis e muito saborosas. O limite é a imaginação do cozinheiro.

Veja a seguir como escolher bem o vegetal na feira ou no supermercado e outras formas de dar nova cor e sabor para seus pratos.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Como escolher

    Tamanho não é importante quando se trata de beterrabas: pequenas ou grandes, o importante é que elas tenham casca uniforme e estejam firmes ao toque. Beterrabas que parecem enrugadas ou esponjosas não estão mais tão frescas. As folhas devem ser firmes e de cor bem viva -elas são muito nutritivas e podem ser refogadas, ou ainda picadas e servidas como salada.

  • Imagem: Leonardo Wen/Folhapress
    Leonardo Wen/Folhapress
    Imagem: Leonardo Wen/Folhapress

    Como conservar

    Retire as folhas bem rente ao talo e conserve a beterraba na geladeira, em saco plástico, por até 15 dias. Se for utilizar as folhas, conserve-as em recipiente plástico na geladeira por até uma semana. Para congelar, é melhor cozinhar o vegetal primeiro: a beterraba crua fica muito mole depois de descongelada.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Preparo sem sujeira

    Beterrabas podem ser consumidas cruas, mas ficam saborosas quando cozidas ou assadas. Para evitar panelas ou formas "tingidas" de vermelho, cozinhe a beterraba ainda com a casca - e, se for preparar a raiz no forno, forre a forma com papel alumínio. Descasque após esfriar. Para saber se a beterraba está pronta, espete uma faca: ela deve estar macia o suficiente para ceder sem esforço.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    E combina com o que?

    A parceira inseparável das beterrabas na salada costuma ser a cenoura. Mas o ingrediente também combina muito bem com laranjas (especialmente em sucos) e queijos cremosos, especialmente os de cabra. Outras combinações campeãs incluem nozes e pecãs, cominho e - acredite - chocolate: a raiz costuma ser usada em bolos e doces por conta de seu sabor doce.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo