Receitas

Arroz muito salgado? Molho com grumos? Veja como consertar erros na cozinha

Do UOL, em São Paulo

26/10/2015 16h30

Erros acontecem o tempo todo, mas parecem que são ainda mais irritantes quando se trata de comida. Atire a primeira panela, afinal, quem nunca perdeu a paciência com uma panela de arroz salgada demais ou o molho que grudou no fundo da panela num momento de distração.

A boa notícia é que para quase tudo na cozinha há uma solução. Confira abaixo como salvar o prato em caso de distração e deixe de prontidão caso algum imprevisto aconteça na hora de preparar o almoço...

Em caso de emergência

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Sal demais no arroz

    Errou a mão e agora o arroz está salgado demais? Existem algumas soluções possíveis para corrigir o erro. Se o arroz ainda está cru, escorra a água o quanto antes. Se já estava em processo de cozimento, é possível diluir o ingrediente: utilize um pouco de suco de limão para balancear o sabor - vá adicionando o ingrediente aos poucos, para acertar o tempero. Há também quem adicione açúcar e vinagre ao prato - a quantidade depende do tanto de arroz que você preparou, portanto adicione de pouco em pouco. vá testando aos poucos. Também é possível adicionar legumes (como cenouras, ervilhas e batatas) para equilibrar o sabor do prato.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Molho queimado

    Acontece com todo mundo: você colocou o molho na panela, se distraiu com o Facebook ou a novela na televisão, e quando viu... Já era: molho colado no fundo da panela. Para tirar o gosto de queimado, o jeito é remover o que for possível do molho para outra panela (sem raspar a parte queimada) e adicionar uma pitada de açúcar à receita.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Regatando creme de leite batido demais

    Fazer chantilly em casa tem os seus truques: se você bater o creme de leite em excesso, acaba fazendo manteiga. Se perceber que o creme batido já está com aparência talhada ao invés de picos firmes, adicione algumas colheres de creme de leite fresco e misture à mão com um batedor de arame. Isso deve ajudar a recuperar a firmeza do chantilly.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Molho branco sem empelotar

    Para preparar molho branco em casa, é preciso cozinhar farinha de trigo e manteiga, para em seguida adicionar leite integral e temperos. Só que despejar o leite de uma vez só na panela acaba causando caroços no molho. O segredo é adicionar o ingrediente aos poucos, mexendo sempre para que o molho não empelote. E se empelotar, vale bater o molho no liquidificador ou no mixer - ou até mesmo passar tudo por uma peneira fina - para remover os grumos.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Consertando o bolo

    Se o bolo acabou "solando" na forma na hora de assar, não há jeito de corrigi-lo a não ser fazendo a receita novamente. Mas, para não desperdiçar o doce já preparado, vale usar a massa em outro doce, como base para um pavê, por exemplo. Se o problema foi confeitar o bolo enquanto ele ainda estava quente (o que resulta em farelos colando na cobertura e glacê derretendo), nada de pânico: espere o bolo esfriar completamente e aplique nova camada de cobertura.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo