Receitas

Bife de quê?! Conheça peças exóticas de carne servidas ao redor do mundo

Do UOL, em São Paulo

26/09/2015 07h00

Seu repertório de churrasco se limita a boi, frango ou porco? Acredite: quando se trata de colocar carne na mesa, o menu pode ser bastante extenso.

Em alguns países, encarar cozido de crocodilo, salsicha de avestruz, sashimi de cavalo ou bisteca de bisão não é coisa de desenho animado: é o cardápio do dia!

Conheça abaixo alguns dos cortes de carne mais diferentes do mercado mundo afora e se prepare para se surpreender.

Carnes exóticas

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Cavalo

    Carne de cavalo é um sucesso em alguns países da Europa - notoriamente na Itália, onde é servida como carpaccio, em cozidos e até salame - e no Japão. No arquipélago asiático, o chamado "sakuraniku" é uma iguaria para poucos, servido na forma de sashimi ou ainda como espetinhos.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Baleia

    O animal é consumido em países como Canadá, Noruega, Islândia e Japão. O povo esquimó, residente no estado norte-americano do Alasca, caça baleias duas vezes por ano e estocam o alimento, base de sua dieta, durante todo o inverno. Todas as partes da baleia são aproveitadas, até mesmo as nadadeiras e os testículos - que, recentemente, foram alvo de polêmica depois que uma marca islandesa de cerveja fez uma bebida usando os órgãos sexuais de baleia como base para uma bebida sazonal.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Avestruz

    De cor bem vermelha e com pouca gordura, a carne de avestruz ainda é pouco conhecida no Brasil, mas é grande sucesso em países como a África do Sul. Os antigos egípcios já consumiam as aves, de sabor adocicado e bem macio, que permite ser preparada de várias formas.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Canguru

    Os aborígenes australianos já caçavam cangurus para consumo, mas em tempos modernos a carne do animal só foi legalizada para consumo e venda no país em 1993. Os supermercados na Austrália vendem diversos cortes do animal, como filés, carne moída e "Kanga Bangas" - salsichas com carne de canguru.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Bisão

    O animal, encontrado nos Estados Unidos, esteve à beira da extinção por conta da caça indiscriminada. De sabor forte e com menos colesterol do que carne de boi, ele é base para diversos pratos, além de aparecer no formato de hambúrgueres e até como recheio de salsichas para cachorro-quente.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Crocodilo e jacaré

    Alguns fornecedores de carnes exóticas vendem jacarés no mercado por aqui, com autorização do Ibama para a criação do animal em cativeiro. No exterior, a carne branca é bastante apreciada. O corte mais nobre é o rabo do animal, vendido como filé. Jacarés costumam ter a carne um pouco mais dura, portanto é recomendado que ele seja marinado em bebidas alcoólicas antes do preparo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo