Topo

Calma, Yuko! Veja segredos para não errar mais na hora de fazer feijão

Tailandesa Yuko queima feijão ao fazer o tradicional PF brasileiro e deixa o MasterChef - Carlos Reinis/Divulgação/Band
Tailandesa Yuko queima feijão ao fazer o tradicional PF brasileiro e deixa o MasterChef Imagem: Carlos Reinis/Divulgação/Band

Do UOL

21/06/2017 08h49

Um feijão queimado foi o que eliminou Yuko Tappabutt do “MasterChef Brasil” nesta terça-feira (20) e, apesar de bem popular, o prato tem suas manhas e manias. Se você, como a chef tailandesa, ainda não pegou o jeito de fazer essa paixão nacional, veja estas dicas.

  • Thinkstock

    Qual escolher?

    Cada tipo de prato, pede um tipo de feijão. O mais popular no prato do brasileiro é o carioca ou carioquinha, que cozinha rápido e rende um caldo grosso. Já o feijão preto é o protagonista da nossa querida (amada e idolatrada) feijoada! Já o fradinho não rende caldos, mas é muito servido como aperitivos e absorve muito bem os temperos. O mineirinho jalo, por sua vez, é base para caldos e saladas.

  • Getty Images

    Água no feijão...

    Reza a lenda que o ideal é colocar o feijão de molho durante a noite toda, mas o que muita gente não sabe é que uma horinha mergulhado na água fria ? e nunca mais de 12 horas - já facilita o cozimento. Depois disso, basta escorrer bem. Para cozinhar, acrescente um litro de água para cada quilo de feijão. Na panela de pressão, deixe por pelo menos 20 minutos depois que a panela começar a chiar, acrescentando mais água se achar necessário. Em uma panela comum, o processo pode demorar pelo menos uma hora.

  • Divulgação

    Temperinho

    Louro, cebola, cominho, coentro, tomilho... cada um tem sua preferência e segredinho na hora de temperar. O ideal é colocar esses mágicos ingredientes durante o cozimento. Já o sal só vai entrar na história no fim do cozimento ? antes disso, só vai fazer com que os grãos se rompam. Adora alho e bacon? Acrescente com o feijão já pronto.

  • Divulgação

    Dica de vó

    A sabedoria popular, no entanto, é a ?mãe do feijão grossinho?. Sabe aquele truque de separar e grãos já cozidos, amassar e misturar ao resto da receita em fogo baixo? É só uma das heranças geniais das vovós para os apaixonados por feijão.