Receitas

Cerveja caseira: como evitar os erros mais comuns aos principiantes

Joana Santana

Colaboração para o UOL

31/10/2015 16h23

Não é preciso muito espaço em casa nem conhecimento técnico prévio para investir na cerveja própria. Cervejeiros caseiros são pessoas comuns, mas que não se contentam apenas em degustar: querem fazer eles mesmos bons exemplares da bebida. Também chamada de 'homebrewing', a atividade já é bem difundida em países como Estados Unidos e está ganhando cada vez mais adeptos por aqui. 

Já existem escolas especializadas em ensinar a fabricação de cerveja e uma considerável literatura sobre o assunto disponível na internet. Mas e quando dá errado? Para ajudar o cervejeiro caseiro principiante, o UOL reuniu os perrengues mais comuns e dicas para driblá-los.
  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Estude

    Primeiro, decida se vai se matricular em um dos diversos cursos disponíveis ou se pretende ser autodidata e se lançar à pesquisa em livros e na internet. Apesar do custo, a grande vantagem de estudar com profissionais experientes é aprender com os erros dos outros. Assim fica mais fácil evitar erros básicos provocados por ansiedade do cervejeiro de primeira viagem, como querer apressar as etapas do processo ou ter a produção contaminada devido a falhas na higienização.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Comece simples

    Para evitar frustrações, comece pelo início, isto é, pelos estilos de cerveja que tenham receitas menos complexas, como a Weiss e a Pale Ale. Muito popular, leve e fácil de beber, a famosa Pilsen, por exemplo, é bem mais difícil de fazer. Isso porque seu preparo requer um grande controle da temperatura em todas as etapas, o que aumenta a possibilidade de erro. Além disso, seu sabor suave deixa muito evidentes quaisquer possíveis falhas.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Higiene e organização

    Como qualquer outra atividade na cozinha, fazer cerveja também fica muito mais fácil depois de um bom mise-em-place. Separar, higienizar e organizar todos os ingredientes e utensílios que serão usados ajuda a minimizar as possíveis falhas. A etapa de limpeza, esterilização e sanitização de panelas, termômetros, mangueiras e todo o equipamento é fundamental nesse caso, em que se está trabalhando com fermentação de açúcares por organismos vivos.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Troque ideias e cervejas

    Seja pela internet ou pessoalmente, converse com outros cervejeiros caseiros e troque experiências, receitas, técnicas e cervejas. Existem diversos sites, fóruns e grupos em redes sociais onde você pode encontrar colegas de hobby para essa espécie de intercâmbio cultural. Encontros presenciais organizados pela ACervA, Associação dos Cervejeiros Artesanais, presente em dez estados brasileiros, também acontecem frequentemente, em diversas partes do país.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Experimentar é preciso

    Os mais diversos estilos de cerveja, com ingredientes ainda mais variados: pimenta, gengibre, flores, cravo, canela, baunilha, cardamomo, frutas, melaço de cana, enfim, o céu é o limite para a criatividade do caseiro. Para isso, é necessário experimentar muito, testar o próprio gosto e brincar com os sabores - e nada de desanimar aos primeiros deslizes. Além disso, beba bastante! Não em quantidade, é claro, mas em qualidade e variedade de cervejas, para ampliar o repertório e apurar o paladar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo