Receitas

Cinco dicas para fazer um chantilly digno de MasterChef

Camila Ciarallo

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 16h57

Quando foi a última vez que você bateu um chantilly à mão? Nunca? Pois é, as crianças no MasterChef Júnior também não. Até o episódio de terça-feira (24). Em um desafio relâmpago, elas tiveram que transformar creme de leite fresco e açúcar em chantilly. E tinha que ser bem feito: no final, ganhava quem virasse as tigelas sobre a cabeça dos jurados e o creme não caísse.

Nem todo mundo se deu bem e teve gente que saiu sem conseguir passar na prova. E você? Quer aprender a deixar o chantilly no ponto perfeito, como fez a pequena cozinheira Valentina (a única que se deu bem na prova)? Separamos cinco dicas para você: 

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Tudo gelado

    Que o creme de leite fresco deve estar gelado antes de começar a fazer o chantilly você provavelmente já sabia. Mas se a tigela (de preferência de metal) e o batedor de arame também estiverem gelados o creme ficará pronto mais rápido.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    À mão ou na batedeira?

    Faça da maneira que for melhor para você, mas saiba que fazer na batedeira é mais rápido e menos trabalhoso. O creme de leite, quando vira chantilly, aumenta em até três vezes o seu tamanho, então lembre-se de usar uma tigela grande, principalmente se for bater à mão, para evitar sujeira.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Evite bater muito

    O chantilly ficará pronto quando atingir picos, ou seja, quando você levantar o creme com uma espátula ou com o batedor de arame e ele não cair. Se bater mais além desse ponto, corre o risco de seu chantilly virar manteiga.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Adicione sabores

    A maioria das pessoas coloca açúcar para deixar o chantilly doce, mas existem outras opções para dar sabor ao creme. Experimente usar baunilha, mel, licor, raspas de frutas cítricas como laranja e limão, gengibre, água de rosas ou de flor de laranjeira. O momento ideal para aromatizar o chantilly é quando ele começar a engrossar. Depois, bata normalmente até atingir os picos.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Faça com antecedência

    Se você não quer ficar na cozinha batendo o chantilly enquanto os seus convidados esperam pela sobremesa, não tem problema. Você pode fazer o creme até 24 horas antes de servir, contanto que deixe-o tampado na geladeira.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo