Receitas

Confira dicas para ser o convidado perfeito para um jantar

Do UOL, em São Paulo

18/09/2015 16h53

Ser o anfitrião de uma festa ou um jantar especial já é uma ocasião que pode gerar dor de cabeça. Ser o convidado nestas ocasiões também pode ser causa para algumas saias justas. Atire a primeira panela quem não nunca passou por alguns problemas como alergias ou ojerizas ao menu, chegar cedo demais ou chegar atrasado, ou ainda ficar na dúvida se pode trazer alguma coisa de casa, entre outras questões.

Veja algumas das situações mais comuns e aprenda como ser o convidado dos sonhos de qualquer jantar - o que só aumenta o número de convites para as próximas ocasiões...

Beabá do convidado

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Tudo bem me oferecer para trazer alguma coisa?

    Depende da situação. Em um jantar mais informal, sem problemas - você pode perguntar se pode levar uma sobremesa ou alguma bebida, ainda mais se for algo que você já sabe que os anfitriões gostam. Se a situação for mais formal, o cardápio provavelmente já está preparado com alguns dias de antecedência e um prato a mais para servir mais atrapalha que ajuda. Nesse caso, melhor trazer apenas algum presente para os anfitriões, como flores ou uma garrafa de bebida.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Ih, mas eu sou alérgico...

    Avise o anfitrião se você tiver algum tipo de alergia a ingredientes ou ainda alguma restrição religiosa - assim, dá tempo de preparar alguma outra opção no menu. Vegetarianos também podem avisar antes.

    Atenção para um detalhe: avisar que você é alérgico é uma coisa; dizer que você não come tal ingrediente porque não gosta já é falta de educação. Não encara o menu? Peça desculpas e não vá ao jantar, ou então coma antes de sair de casa e fique na guarnição e na salada.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Na hora de chegar

    A regra é clara: chegue na hora que te convidaram. Chegar antes pode significar ser o convidado que atrapalha enquanto os anfitriões estão dando os últimos toques para a festa; ser o retardatário, por sua vez, é fazer todos os outros esperarem por você para começarem a refeição - ou então ser a pessoa que vai pegar comida fria.

    E para saber onde se acomodar à mesa? Siga os anfitriões nessa hora: espere que a pessoa dê o sinal para que todos se sentem à mesa. Em geral, nos jantares mais formais, as pontas das mesas são reservadas aos anfitriões. Tente não sentar entre casais para não separa-los. Na dúvida, não tenha medo de perguntar para os donos da casa: eles podem indicar onde você pode sentar.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Durante o jantar

    A dica é da especialista em etiqueta Claudia Matarazzo: na hora do jantar, nada de falar de dietas, por mais sensacional que ela seja - a hora é de aproveitar a refeição, não de contar calorias. E pegue leve com a bebida: ninguém quer ser aquele convidado que só dá vexame na festa.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Agradecimentos

    Em ocasiões mais formais, pega bem mandar flores no dia seguinte agradecendo o convite. Para jantares mais informais, vale mandar uma mensagem de texto ou mesmo telefonar - todo mundo fica muito feliz em saber que o jantar agradou a ponto de ser lembrado no dia seguinte.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo