Receitas

Conheça festivais gastronômicos pelos quais vale a pena viajar

Do UOL, em São Paulo

13/08/2015 13h56

Poder comer pratos típicos é uma das coisas mais divertidas das férias. Imagine então ir viajar com o objetivo específico de apreciar refeições especiais, aprender novidades com grandes chefs ou ainda participar de festivais com atrações no mínimo diferentes relacionadas ao universo culinário.

Seja para discutir comida a sério ou para entrar no clima descontraído –com direito a concurso de abrir ostras, menu com só um produto ou esqui com melancias– o que não falta é lugar no mundo para conhecer com garfo e faca. Confira abaixo alguns dos festivais gastronômicos mais interessantes planeta afora e se programe para as próximas férias.

Festivais Gastronômicos

  • Imagem: APEGA - Sociedad Peruana de Gastronomia
    APEGA - Sociedad Peruana de Gastronomia
    Imagem: APEGA - Sociedad Peruana de Gastronomia

    Feira Mistura (Lima, Peru)

    Difícil é dizer o que não tem na Mistura: o festival culinário organizado pelo chef Gastón Acurio tem um pavilhão com comidas de rua, feira de produtores locais, eventos com cozinheiros premiados e competições que agitam todo o país, procurando o melhor cozinheiro jovem e o melhor confeiteiro do Peru. A edição de 2015 começa no dia 4 de setembro.

  • Imagem: Divulgação/facebook.com/GalwayOysterFestival
    Divulgação/facebook.com/GalwayOysterFestival
    Imagem: Divulgação/facebook.com/GalwayOysterFestival

    Festival Internacional de Ostras (Galway, Irlanda)

    Fãs de ostras podem fazer suas reservas e partir para Galway, na costa da Irlanda. Tudo começou há 60 anos como um banquete para celebrar a "safra" do ingrediente (que por lá vai de setembro até abril) e se tornou uma grande festa com degustações, jantares, música e competições como a de quem abre ostras mais rápido (foto). A festa acontece sempre no último fim de semana de setembro.

  • Imagem: Erik Meadows Photography/Divulgação
    Erik Meadows Photography/Divulgação
    Imagem: Erik Meadows Photography/Divulgação

    Attack of the Killer Tomato Festival (Atlanta, Estados Unidos)

    Tomates, tomates e mais tomates: este festival monotemático foi criado para ajudar uma ONG que auxilia trabalhadores de restaurantes na região de Atlanta. A estrela da festa é servida de todo jeito: frita, assada, recheada ou refogada, na forma de molho ou ainda como parte de drinques.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense (Belém do Pará, Brasil)

    Celebrando a culinária da Amazônia, o Festival Ver-o-Peso não economiza nas atrações: há palestras de chefs, feira de produtores locais, aulas de culinária abertas ao público e um concurso que premia as receitas mais criativas com uma viagem para o congresso Mesa Tendências, em São Paulo. Os restaurantes da cidade também contam com cardápios especiais durante a festa.

  • Imagem: Divulgação/facebook.com/ChinchillaMelonFestival
    Divulgação/facebook.com/ChinchillaMelonFestival
    Imagem: Divulgação/facebook.com/ChinchillaMelonFestival

    Chinchilla Melon Festival (Chinchilla, Austrália)

    A cidade de Chinchilla se orgulha de sua produção de melões e melancias, que correspondem a 25% do consumo do produto na Austrália. E o Melon Festival, que acontece a cada dois anos, reflete isso: as atrações incluem pratos especiais e o campeonato da melancia mais bem decorada. Um dos eventos mais famosos é o esqui de melancia -uma pista com pedaços da fruta por onde é possível sair deslizando, puxado por uma corda.

  • Imagem: Divulgação/mainelobsterfestival.com
    Divulgação/mainelobsterfestival.com
    Imagem: Divulgação/mainelobsterfestival.com

    Festival da Lagosta do Maine (Rockland, Estados Unidos)

    Se o seu negócio é lagosta, o destino é a cidade de Rockland, que sedia há 68 anos o Festival da Lagosta. Nada menos que nove mil quilos do crustáceo são consumidos em cinco dias de festa. Além da comida, há competições de culinária e uma corrida em que os visitantes são desafiados a atravessar uma "pista" flutuante feita com caixas para pegar lagostas - ganha quem fizer o maior percurso sem cair na água.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo