Receitas

Conheça seis dicas para se dar bem na feira livre

Do UOL, em São Paulo

13/07/2015 17h03

Se você só vai à feira para comer pastel, mude de atitude! Fazer as compras da semana por lá não é uma coisa antiquada, pelo contrário: é uma maneira esperta para economizar dinheiro com produtos de época.

Mas se o impedimento é não saber como escolher os produtos ou como evitar truques na hora da compra, não é preciso mais se preocupar. Veja a seguir algumas dicas de ouro para navegar entre as barracas sem medo - e ainda com tempo para um pastel com caldo de cana no final.

Seis mandamentos para a hora da feira

  • Imagem: Fábio Pescarini
    Fábio Pescarini
    Imagem: Fábio Pescarini

    Planejamento vai bem

    Parece óbvio, mas não é: sair de casa sem uma lista de compras é fatal para o bolso. No caso da feira livre, em que você só compra o que puder carregar, saber o que você precisa em casa ajuda a não desperdiçar alimentos. Algumas barracas já aceitam cartões de débito e crédito, mas na maioria das vezes a transação é em moeda corrente. Ou seja: vir com dinheiro trocado ajuda muito na hora das compras.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Peixe fresco não tem cheiro de peixe

    Comprar peixe na feira pode ser um negócio arriscado, dependendo da barraca. O segredo é verificar os detalhes: olhos vivos, guelras vermelhas e carne firme são sinais de um bom produto. O odor também é importante: peixe fresco tem cheiro neutro. "Ele deve estar refrigerado, mas não imerso em água ou no meio do gelo. O peixe absorve água e, se ela estiver contaminada, o alimento também vai sofrer contaminação", explica a chef e professora Camila Landi, do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Imagem: Miguel Mendez/AFP
    Miguel Mendez/AFP
    Imagem: Miguel Mendez/AFP

    Carne sem perigo

    No caso da carne, a refrigeração e o odor também são importantes: verifique sempre as condições de armazenamento do produto. A carne deve ter um tom vermelho vivo, sem cheiro forte e a gordura deve ter cor clara. "Gordura amarelada significa que a carne já está velha", explica Camila.

  • Imagem: Fábio Pescarini
    Fábio Pescarini
    Imagem: Fábio Pescarini

    Na hora da xepa

    Alguns feirantes fazem promoções no fim da feira, vendendo verduras e legumes já embalados a um preço bem tentador. Se a oferta parece muito boa para ser verdade, desconfie: verifique o conteúdo das sacolas para garantir que não está levando ingredientes avariados, pois eles podem contaminar o resto dos produtos. Comprar a granel ao invés das bandejas ou sacolas pré-selecionadas também é uma maneira de evitar o desperdício em casa.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Amostra grátis?

    Para chamar a atenção da freguesia, alguns feirantes oferecem pedaços de fruta para experimentar. O único problema é a questão da contaminação cruzada, explica Camila. "O feirante está mexendo com o troco, pegando sacola, cortando frutas... Sempre há um risco". Só para garantir, coma somente se abrirem a fruta na hora e na sua frente.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Sem medo de apalpar (e de pechinchar)

    Vai escolher a fruta ou legume para comprar? Não tenha medo de colocar a mão: apalpe para verificar se o ingrediente está firme, sem manchas, buracos ou partes amolecidas. No caso das hortaliças, as folhas não podem estar murchas ou com manchas. E negociar preço está liberado: conversando, dá para levar uma fruta a mais na sacola, por exemplo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo