Receitas

Criança na cozinha: veja dicas e receitas simples para os pequenos chefs

Joana Santana

Colaboração para o UOL

Cozinhar virou febre nos nossos tempos e todo mundo criou interesse por panelas e utensílios. Nem as crianças ficaram de fora, como se pode atestar pelos reality shows gastronômicos estrelados por elas, como o Que Marravilha! Chefinhos, no ar no canal a cabo GNT, e o MasterChef Júnior, que estreará na Band no próximo dia 23. Incentivar a relação entre os pequenos e a cozinha é ótimo, mas requer muito cuidado e supervisão constante. 

Existem algumas idades mais indicadas para começar a mexer com facas ou com fogo, mas só os pais é que podem avaliar os limites dos filhos. Para ajudar nessa tarefa, UOL Comidas e Bebidas compilou dicas e receitas simples do livro "Culinária passo a passo para crianças - Mais de 80 receitas deliciosas e fáceis de fazer", da editora Publifolhinha.
  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Preparando o cenário

    O primeiro passo é analisar a receita e definir em quais etapas o seu filho pode participar. Em média, com três anos ele já pode misturar ingredientes seja com as mãos, colher de pau ou espátula, com seis já pode começar a usar facas sem ponta para pequenos cortes, como de tomates e bananas, e assim por diante, até ter segurança para manejar o fogão. Explique sobre higiene na cozinha e ressalte a importância de lavar as mãos antes de começar e sempre que espirrar ou tossir, por exemplo. E abra o maior espaço possível: guarde tudo que não será utilizado, dê preferência por materiais inquebráveis e certifique-se de que utensílios perigosos estão fora de alcance.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Vitaminas

    Além de serem super saudáveis, as vitaminas são excelentes pontos de partida para os seus pequenos chefs. Dependendo da idade e da intimidade com a cozinha, você pode já deixar frutas mais difíceis como o abacaxi descascadas e cortadas, ou deixar que ele mesmo corte as mais fáceis como a banana com faca sem ponta, é claro. Uma boa receita guia é a Vitamina de banana e manga: coloque no liquidificador 175 ml de leite, 120 ml de iogurte natural integral, 2 bananas pequenas fatiadas e 1 manga pequena picada, e bata em velocidade média ou alta até ficar homogêneo.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Barrinha de cereal

    Embora essa receita vá ao fogo e só as crianças maiorzinhas possam cumprir esta etapa, ainda há muito que os menores podem fazer enquanto o forno pré-aquece a 150 graus. A primeira é untar uma assadeira e forrar com duas folhas de papel manteiga sobrepostas. Depois, misturar numa tigela grande 300 g de aveia em flocos, 100 g de uvas passas e 50 g de sementes oleaginosas variadas, vale amêndoa, pistache, avelã, castanha do Pará e o que mais você gostar. Acrescente a essa mistura, 115 g de manteiga sem sal, 100 g de açúcar mascavo e 115 g de mel já derretidos, espalhe tudo na forma, apertando bem. Asse por 20 a 30 minutos, até dourar, corte as barrinhas e deixe esfriar antes de desenformar.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Pão de forma

    Nada como cheiro de pão quentinho perfumando a casa e seu chefinho vai ficar muito orgulhoso de criar do zero um pão de forma. Vocês vão precisar de 1 colher e meia de chá de fermento biológico seco, 1 colher de chá de açúcar, 360 ml de água morna, 500 g de farinha de trigo e 2 colheres de chá de sal. Comece misturando o fermento, o açúcar e um pouco da água numa tigela pequena, e deixe descansar por 10 minutos em temperatura ambiente. Enquanto isso, peneire a farinha e o sal numa tigela grande, faça um buraquinho no meio e despeje nele a mistura de fermento e o resto da água. Misture até obter uma massa, sove por 10 minutos em superfície enfarinhada e deixe descansar por uma hora coberta com pano de prato úmido. Pré-aqueça o forno a 220 graus, sove um pouquinho a massa e molde-a numa forma própria untada. Deixe crescer por mais 30 minutos, depois asse por 30 minutos, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Foccacia

    Mais um tipo de pão para inspirar os candidatos a cozinheiros: a focaccia é uma massa italiana, fofinha e com furinhos, coberta com grãos de sal. Para fazê-la, peneire 350 g de farinha de trigo, meia colher de chá de sal e 10 g de fermento biológico seco, abra um buraquinho no centro e despeje ali 175 ml de água morna e 3 colheres de sopa de azeite e mexa até obter uma massa. Sove-a por 10 minutos até que fique elástica, cubra com pano de prato úmido e deixe crescer por uma hora. Com um rolo, abra a massa em um retângulo de cerca de um centímetro de altura, coloque-a na forma untada com azeite e deixe descansar por mais 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 graus e, com o dedo, faça furos na massa. Sobre ele, despeje o restante do azeite e posicione metades de tomate cereja, fatias de azeitona preta e folhas de alecrim, polvilhando tudo com sal grosso. Asse por 20 a 25 minutos, até dourar, e coma ainda quente.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Rabanada

    Obrigatória no Natal, a rabanada é uma delícia prática e fácil de fazer, que não precisa ficar restrita ao final do ano. Na etapa da fritura, ainda que seja em fogo baixo, é preciso avaliar se a criança já tem idade suficiente. Comece quebrando 4 ovos grandes em uma tigela e acrescente 240 ml de leite e 1/4 de colher de chá de canela em pó. Bata a mistura até que fique cremosa e use-a para mergulhar 4 fatias de pão de forma cortadas na diagonal por 30 segundos. Você pode aproveite para usar o pão que você mesmo fez! Depois, com a ajuda de uma espátula, coloque os pães na frigideira pré-aquecida em fogo baixo com 2 colheres de sopa de óleo de girassol. Frite duas fatias de cada vez até dourarem, virando e repetindo o processo. Coma morna, com morangos e mirtilos, além de manteiga, geleia ou xarope de bordo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo