Receitas

Dia Nacional da Cachaça: conheça seis curiosidades sobre a bebida

Joana Santana

Colaboração para o UOL

13/09/2015 07h00

Desde 2010, 13 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Cachaça, aguardente genuinamente brasileira reconhecida no mundo todo. O destilado de cana de açúcar produzido em 40 mil alambiques pelo país já enfrentou muito preconceito, mas hoje já desfruta de certo prestígio no mundo gastronômico e vem recebendo cada vez mais atenção.

Para comemorar essa importante data, descubra seis fatos e curiosidades que ajudam a melhor entender, escolher e degustar a bebida. Os dados foram extraídos do livro "De Marvada a Bendita - A história, a gastronomia e as curiosidades da cachaça, a mais brasileira das bebidas", de Renato Figueiredo, pela Editora Matrix.
  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Aguardente ou cachaça?

    Por lei, qualquer bebida produzida a partir da destilação do mosto fermentado de cana de açúcar com teor alcóolico entre 38% e 54%, com ou sem adição de frutas ou caramelo, é considerada aguardente. Já para ser chamada de cachaça, ela não pode passar de 48% de álcool, nem conter nenhum outro elemento. Trocando em miúdos: toda cachaça é uma aguardente, mas o contrário nem sempre é verdadeiro.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Industrial X Artesanal

    A grande diferença entre ambas é o processo de produção. A escala em que são feitas as bebidas industriais, além dos equipamentos envolvidos e cuidados empregados, resulta em aguardentes mais confiáveis do ponto de vista da qualidade, mas mais pobres em complexidade e sabor se comparadas às artesanais. Estas, por outro lado, existem numa variedade tão grande e pouco documentada, que às vezes pode ser difícil escolher.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Como escolher

    São muitas marcas e poucas informações: os rótulos não são padronizados e até inexistentes, as embalagens podem parecer amadoras e faltam rankings, críticas e amigos que divulguem as boas cachaças. A primeira dica para ajudar a escolher vem do vinho: uma bebida produzida numa região famosa pela atividade tem maior chance de ser boa. E, quando possível, procure por uma aguardente envelhecida em uma madeira cujas características você já conheça e aprecie.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    A influência da madeira

    A cachaça passa por um período de descanso antes de ser consumida, seja em tonéis de aço inox ou madeira, sendo que esta última confere maior complexidade de aromas à bebida. A maioria dos destilados é envelhecida em carvalho, a madeira mais comum no hemisfério norte. Já no Brasil, onde o carvalho é mais difícil de encontrar, existem diversas madeiras usadas para esse fim, como amendoim, jequitibá, bálsamo, amburana, ipê, cerejeira e canela.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Versatilidade e tradição

    Manda a tradição que a cachaça envelhecida seja consumida pura e a branca usada em drinques. No entanto, as possibilidades são inúmeras e não vale a pena se restringir a regras rígidas. Seja pura, gelada, com cubos de gelo, com frutas maceradas, a bebida vai bem como um abridor de apetite, antes da refeição ou depois dela, como digestivo. Além disso, funciona como um excelente ingrediente para diversos preparos, tanto de pratos salgados como de sobremesas.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Origem dos nomes

    Não se sabe quando nem porque, mas existem algumas versões para o nascimento da palavra cachaça. Em uma delas, seria uma corruptela de cachaço, o porco selvagem cuja carne era amaciada na bebida durante o cozimento. Já a palavra pinga, ao que tudo indica, vem da de destilação em pequenos alambiques, onde a saída do produto final se dá em forma de pequeno e demorado gotejo. Aguardente é tão somente a tradução do latim, aqua ardens, termo que designa os destilados em geral.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo