Topo

Quer ter a melhor marmita do escritório? 5 dicas para montar e transportar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

21/08/2017 04h00

Não importa se é para economizar, para comer algo mais saudável no almoço ou por comodidade: levar marmita para o trabalho é sempre uma boa ideia. Mas se você quer um almoço caseiro no escritório sem percalços -- sem molho espalhado pela bolsa e sem colegas reclamando do cheiro da comida -- deve se preparar bem para montar e transportar a refeição. Confira abaixo cinco dicas espertas e bom apetite!

  • Evite alguns ingredientes

    Alguns pratos são deliciosos, mas causam brigas no escritório quando reaquecidos por causa de seu cheiro forte. Por isso, é melhor deixar ingredientes como nabo, couve-flor e pimentão para comer em casa. Por outro lado, existem alimentos que não resistem bem ao transporte e reaquecimento no forno ou micro-ondas: batatas fritas (e frituras, de maneira geral), empanados, risotos e alguns tipos de carne, por exemplo, não ficam muito apetitosos.

  • Invista em pratos que mantenham umidade

    Carne de panela, arroz de forno, almôndegas com molho são alguns pratos que resistem bem à vida na marmita: aposte em pratos que mantenham alguma umidade. Omeletes recheadas, ovo cozido, legumes no vapor e batatas assadas ou gratinadas também são boas opções. Peixes, por exemplo, costumam ser malvistos por causa do cheiro que deixam no micro-ondas -- mas, quando têm molho, podem ser uma boa refeição.

  • Seque as folhas da salada

    Folhas como alface, espinafre ou rúcula costumam ser mais frágeis para transportar na marmita, o que desanima um pouco na hora de levar saladas para o escritório. Para evitar esse problema, seque muito bem as folhas antes de acondicioná-las no pote. Aposte também em folhas mais escuras, como agrião, espinafre e couve, que são mais resistentes. E deixe para temperar a salada somente na hora de servir -- isso também ajuda a manter as folhas intactas.

  • Escolha bem onde você vai levar a comida

    Marmita pode ser de metal, de plástico, de silicone, de vidro... Seja qual for o material, é bom se atentar a alguns detalhes. Invista em uma bolsa térmica para garantir a conservação do alimento (isso vale em dobro se você não tiver uma geladeira no escritório) e sempre cheque os fechos do pote. E, pode parecer uma sugestão tola, mas não encha a marmita até a borda: a chance dos inevitáveis solavancos no caminho deslocarem a comida (e, por consequência, abrirem o pote) só aumenta se não houver um pouco de "espaço de manobra" no recipiente. Se der, leve cada porção separadamente -- por exemplo, feijão em um pote, arroz em outro.

  • Coloque a marmita na geladeira

    Nada de ficar zanzando com a sacola térmica dentro da empresa: chegou ao escritório, a marmita tem que ir direto para a geladeira. Como em toda cozinha compartilhada, vale a sugestão de etiquetar os potes ou guardar tudo em uma sacola com seu nome para identificar o dono da refeição. Se por acaso você não comeu a refeição no dia, não a esqueça dentro da geladeira -- descarte-a ou leve de volta para casa.